Os municípios de Duas Barras e Bom Jardim deram mais um importante passo quanto à cafeicultura familiar durante a realização, no último sábado, 5, do Encontro Técnico de Cafeicultura Familiar da Região Serrana, nas dependências da Cooperativa Agropecuária, localizada na sede do município bibarrense.
O encontro, que contou com as presenças dos prefeitos de Duas Barras, Antônio Carlos (PMDB), e de Bom Jardim, Affonso Monnerat (PMDB), reuniu ainda Sérgio Abib e Marcos Tadeu Erthal, representantes das secretarias de Agricultura de ambos os municípios; Joi Vogas, representando a Cooperativa de Duas Barras; José de Melo, da Emater-Rio; professor João Henriques Segges, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); e representantes do Pronaf, todos parceiros na mesma iniciativa. Além destes, também participaram como parceiros Glauco Abreu, do Banco do Brasil; Jairo Roberto, pelos sindicatos rurais de Duas Barras e Bom Jardim; Leopoldo Erthal, pela Faerj; Joel Cantídio, da Associação de Produtores Rurais de Fazenda do Campo; Mabel Souza, da Associação de Produtores Rurais de Barra Alegre; Alexandre Teixeira, representando a Secretaria de Estado de Agricultura; Jairo Muniz, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Secretaria Municipal de Turismo e também Grão Café, Cafeicultores Familiares, Laboratório de Café, Ascarj, Sebrae/RJ, Senar-RJ, Mapa, Centro de Comércio de Café, Cooperafa e Marcelo Assis de Melo.
Enquanto a coordenação geral do encontro ficou a cargo do engenheiro agrônomo Marcelo Belo, do escritório da Emater-Rio em Duas Barras; do técnico agrícola da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Salvador Rimes; e do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, professor João Henriques Segges, coube ao produtor rural Paulo Mora a responsabilidade de cuidar do cerimonial.
O encontro foi aberto com descerramento da placa inaugural da máquina de beneficiamento de café pelos prefeitos Antônio Carlos e Affonso Monnerat, demais parceiros e lideranças ligados à cafeicultura familiar. A máquina, instalada num dos galpões cedidos pela diretoria da Cooperativa de Duas Barras, segundo informações de Marcos Belo foi comprada através da liberação de recursos conquistados junto ao Pronaf, no valor de R$ 51 mil, que também serviram para a compra de um kit de informática completo que servirá para monitorar o uso e controle. Posteriormente, uma comissão definirá a forma como os produtores utilizarão a máquina.
Na abertura do encontro, o prefeito de Duas Barras, Antônio Carlos, depois de confirmar a conquista de R$ 60 mil destinados à compra de mais um tanque isotérmico para a Cooperativa de Duas Barras, favorecendo a coleta de leite a granel, destacou: “Nossa alegria é saber que esses recursos estão favorecendo o pequeno produtor, aliviando um pouco mais suas dificuldades, o que incidirá diretamente na melhoria de seus lucros e, conseqüentemente, numa melhor qualidade de vida. É para isso que o poder público trabalha e parcerias como esta, com o município de Bom Jardim, só favorecem todo o povo, principalmente diante das dificuldades, que são enormes na área agrícola. Esta é uma parceria importante, que deve nos unir ainda mais em todos os segmentos das entidades representativas do meio rural, nos segmentos das três esferas do governo e junto às dezenas de lideranças envolvidas. Com isso poderemos melhorar as estradas rurais, garantindo o escoamento da produção e buscando mais recursos para a coletividade. Nossa Prefeitura e todo o governo municipal estão à disposição, principalmente favorecendo ações que possam gerar mais renda para todos”.
O prefeito de Bom Jardim, Affonso Monerat, depois de reafirmar seu apoio à união e parceria, propôs: “Aos poucos estamos perdendo a tradição do consumo de café com leite entre nossas crianças, que, pela manhã, em sua maioria, consome os achocolatados. Quero lançar o desafio para que aprovemos a lei de autoria do deputado Paulo Melo, para que o café com leite seja obrigatório na merenda escolar do nosso estado. Não podemos perder esta cultura, que está morrendo e é fundamental para a nossa economia”.
Na programação, que teve início com o cadastramento dos participantes e a inauguração da máquina de café, foi discutido também o projeto Pronaf Territorial de Duas Barras e Bom Jardim; a produção de café com qualidade e a importância do Laboratório de Classificação e Degustação de Café, o crédito rural e as linhas de crédito disponíveis, a questão da Previdência Social, cooperativismo familiar, mercados e comercialização.
No encerramento do encontro foi formada mesa-redonda para debater o tema “Mercados, comercialização e cooperativismo”, com as presenças de vários representantes ligados ao setor cafeeiro da região, do estado e da União.
Deixe o seu comentário