Será inaugurado neste sábado, 30, às 11h, no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, o painel Quem riscou a pedra riscada?, que será o 83o do projeto Caminhos Geológicos, desenvolvido pelo Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis). A inauguração faz parte da programação do evento Encontro com as Raízes, que é promovido pelo Arranjo Produtivo Local de Entretenimento e Turismo da região, uma iniciativa dos empresários e produtores da região, coordenado pela secretaria.
O painel será instalado às margens da Estrada Serramar, na saída de Lumiar para Casimiro de Abreu, explicando a formação da Pedra Riscada e apresenta teorias sobre a origem de suas marcas na rocha (caneluras), que conferem o efeito de riscos no seu paredão monumental. Além disso, a placa apresenta desde a idade da rocha e a forma da montanha até explicações sobre os minúsculos minerais que a compõem.
A Pedra Riscada é um dos mais importantes monumentos naturais da região e fica às margens da RJ-142, com sinalização indicativa na estrada produzida pela Fundação DER-RJ. O tema do painel foi desenvolvido pelos professores Mariane Dornas Martins, Alexis Rosa Nummer, Mauro Cesar Geraldes e Aliane Silva de Castro, da Uerj e UFRural-RJ e pela geóloga Kátia Mansur, do DRM-RJ, que coordena o projeto. O Parador Lumiar patrocinou a confecção do painel, com o apoio dos empresários do APL.
O projeto Caminhos Geológicos tem como objetivo levar a geologia aos cidadãos comuns, através de uma linguagem simplificada, auxiliando o desenvolvimento turístico de regiões e levando a cultura geológica para diversas áreas. Materializa-se através de painéis explicativos sobre a evolução dos monumentos geológicos fluminenses, identificados como Pontos de Interesse Geológico. Foi implantado inicialmente em Búzios, na Região dos Lagos, em agosto de 2001, e hoje conta com 83 painéis espalhados por 30 municípios pelo estado.
O município já possui um painel do Caminhos Geológicos em Furnas do Catete, contando a história da formação da Pedra do Cão Sentado, monumento geológico que é um dos símbolos de Nova Friburgo. E na Semana do Meio Ambiente serão inaugurados mais três painéis nas vilas de Mury e Lumiar, também produzidos pelo DRM-RJ, em parceria com os empresários do APL.
Deixe o seu comentário