Domingo no parque agita a manhã do Festival

terça-feira, 21 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Com o sol um pouco tímido, a manhã de domingo, 19, em Nova Friburgo, foi bastante animada por conta da programação diversificada do 8º Festival Internacional de Inverno. Às 10h, um passeio ciclístico foi programado pelas secretarias de Meio Ambiente e Esportes, com saída do Paissandu. No mesmo horário, no Nova Friburgo Country Clube, diversas atividades de lazer foram oferecidas, não só para as crianças, mas para toda a família.

Os secretários municipais de Meio Ambiente, Ivison Soares Macedo, e o de Preservação Ambiental, Roberto Vianna, estiveram na largada do passeio ciclístico, onde havia bicicletas tradicionais, inclusive duas da Ronda Ciclística da Guarda Municipal, e duas (modelos masculino e feminino) do engenheiro elétrico, o carioca Jurandyr Pires Ferreira, com sua invenção denominada bicicleta ecologicamente correta. Segundo Jurandyr, em breve os modelos estarão à venda em loja de Nova Friburgo. O diferencial da bicicleta é que além de poder ser pedalada, ela possui um motor elétrico que garante menos esforço, adequado para trabalhadores que desejam se locomover sem poluir o meio ambiente.

“A bicicleta ecologicamente correta proporciona mobilidade sem transpirar, mas também oferece a opção de pedalar como as tradicionais. Ela é movida a energia elétrica e faz 25 quilômetros por hora. É uma alternativa limpa. É menos de lazer e mais de trabalho. Sua durabilidade é enorme e a necessidade de manutenção é mínima. Nova Friburgo é a primeira cidade brasileira a lançar esta idéia”, comentou Jurandyr, cuja esposa é friburguense.

O passeio ciclístico contou com poucos participantes em função da chuva na madrugada de domingo, mas quem foi não se arrependeu. Os participantes, animados com o clima apropriado, foram até a Via Expressa, em Olaria, e ao retornarem estiveram no Nova Friburgo Country Clube para prestigiar o evento Domingo no parque.

Domingo no parque

No Nova Friburgo Country Clube, em frente ao palco da ilha, montado para o 8º Festival Internacional de Inverno, foi realizado o Domingo no parque com diversas atividades de lazer. Ao som da Orquestra Candido Mendes, crianças aproveitaram para aprender a jogar xadrez e futebol de mesa, pintar e recortar, participar de corrida rústica, roda de capoeira e muito mais.

As atividades organizadas por secretarias do governo municipal (Esportes, Cultura, Comunicação Social, entre outras) contaram com parceiros como a Associação Friburguense de Futebol de Mesa, que existe há 25 anos e há 20 conta com o grande incentivador Fernando Azevedo Cruz, que disponibilizou duas mesas e times de botões para a criançada se divertir.

“Nova Friburgo participa de campeonatos estaduais de Futebol de Mesa, que é o único esporte genuinamente brasileiro. A associação está lá para quem quiser aprender ou jogar, de terça a quinta-feira, sempre após às 18h. Neste período de férias, estamos abrindo a partir das 14h; a participação é gratuita. É só chegar.”, comentou Fernando, que distribuía um panfleto com endereço da associação aos interessados (rua Eugênio Müller, 222, cobertura – centro).   

A convite da secretaria de Esportes, que esteve presente com o Projeto Acertando o passo para aferir a pressão arterial dos adultos, o fotógrafo e cinegrafista Carlos Alberto da Cruz ensinou jogo de xadrez às crianças. “Aqui sou voluntário, mas em 1993 ganhei um campeonato friburguense de xadrez dentro do Casarão do Country Clube. Hoje estou com 64 anos, mas comecei a jogar com 16”, comentou da Cruz, como é conhecido.

A corrida rústica, realizada para incentivar a prática esportiva, foi dividida em categorias por idade. Meninas e meninos participaram juntos das provas que movimentaram as alamedas do clube. O três primeiros colocados de cada categoria ganharam medalhas e posaram para fotos como verdadeiros campeões.

A apresentação da Orquestra Candido Mendes foi um espetáculo à parte do Domingo no parque, porém uma combinação perfeita para o clima de Festival de Inverno. Enquanto as crianças se divertiam e algumas até paravam suas atividades para assistir à apresentação, os adultos se posicionaram no gramado e se deliciaram com a Camerata da orquestra, composta por instrumentos de corda como: violinos, violoncelos, contrabaixo e viola, sob a regência do maestro Francisco Fernandes Filho, diretor da Escola Superior de Música, e em seguida, já com todos os demais componentes da orquestra, a apresentação de outras peças clássicas sob a regência do professor Marcos Botelho Lage.

Nota 1000

Assim como a friburguense Lucimar Badini, que esteve com seu filho Ramon, de nove anos, no Domingo no parque e tem acompanhado a programação do Festival de Inverno, o público teceu comentários de que o evento não poderia estar melhor. “Para mim o Festival está nota 1.000! Veio na hora certa, em período de férias, uma ótima opção para toda a família. O evento de hoje incentiva as crianças. E até quem não teve a oportunidade de conhecer a exposição Cabras da Serra está tendo. É maravilhoso o Festival de volta ao Nova Friburgo Country Clube. Evento de graça! São poucas as pessoas que podem assistir uma programação como esta!”, comentou entusiasmada Lucimar.

Já Rogéria dos Santos Nogueira, do Rio de Janeiro, acompanhada de familiares, inclusive crianças, se lamentou por ter que voltar ao Rio de Janeiro ainda no domingo e não poder assistir às demais atrações do festival.

O secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, satisfeito com o resultado de tanto trabalho ao longo dos últimos meses para organizar o evento com todo o secretariado e o prefeito do município, Heródoto Bento de Mello, comentou que a retomada original e conceitual do Festival de Inverno, assim como a volta ao Nova Friburgo Country Clube e uma programação dominical são fatores primordiais para a democratização da cultura. “Os bons tempos voltaram! Estamos transformando para os 200 anos de Nova Friburgo. E na medida em que oferecemos possibilidades de cultura, entretenimento e lazer, sensibilizamos e atraímos o público”, destacou Roosevelt.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade