Dom Edney viaja para Roma a fim de concelebrar canonização dos papas

segunda-feira, 28 de abril de 2014
por Jornal A Voz da Serra

O bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso viajou para Roma na segunda-feira, 21, juntamente com o pároco da Catedral São João Batista, padre Marcus Vinicius Macedo. Neste domingo, 27, o prelado concelebra com o Papa Francisco, cardeais e bispos de todo o mundo a cerimônia de canonização dos papas João XXIII e João Paulo II.

A autorização do Papa Francisco para a canonização dos dois novos santos se deu no dia 5 de julho de 2013, em uma audiência privada com o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, cardeal Angelo Amato.

De acordo com a Rádio Vaticano, são esperadas aproximadamente cinco milhões de pessoas para a ocasião, sendo que um milhão desse total serão de poloneses e quase dois milhões de italianos. No local e nas cidades ao redor, todos os estabelecimentos disponíveis para pernoite estão esgotados.

Em uma coletiva realizada no dia 31 de março, o vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Vallini, enfatizou a dimensão do evento. "É essencialmente uma mensagem espiritual, porque é a festa da santidade. A relação que João XXIII e João Paulo II tiveram com a Igreja de Roma, da qual eram bispos, é uma relação muito profunda, começando pelo estilo com o qual eles exerceram seu ministério, um estilo de proximidade, acolhimento e atenção para com as pessoas.”

 

Conheça João XXIII e João Paulo II

Angelo Giuseppe nasceu no dia 25 de novembro de 1881, em Sotto il Monte, na diocese e província de Bérgamo (Itália). Ingressou no Seminário de Bérgamo, onde estudou até o segundo ano de teologia. Em 1º de março de 1896, o seu diretor espiritual o admitiu na Ordem Franciscana Secular, cuja regra professou a 23 de maio de 1897. Recebeu a ordenação sacerdotal em 10 de agosto de 1904, em Roma. A ordenação episcopal aconteceu em 19 de março de 1925 e foi criado cardeal no ano de 1953. Após a morte de Pio XII, foi eleito sumo pontífice a 28 de outubro de 1958 e assumiu o nome de João XXIII. O seu pontificado, que durou menos de cinco anos, foi muito apreciado, sobretudo com as encíclicas "Pacem in terris” e "Mater et magistra”. Convocou o Sínodo Romano, instituiu uma comissão para a revisão do Código de Direito Canônico e convocou o Concílio Ecumênico Vaticano II. Faleceu em 3 de junho de 1963.

Nascido em 18 de maio de 1920, em Wadowice, Karol Józef Wojtyla era o mais novo da família de três filhos. Após a formatura do ensino médio, matriculou-se, em 1938, na Universidade Jagiellonian, em Cracóvia, e em uma escola de teatro. Quando as forças de ocupação nazista fecharam a universidade, em 1939, o jovem Karol teve que trabalhar em uma pedreira e na fábrica química para se manter e evitar a deportação para a Alemanha. Em 1942, entrou para o seminário clandestino de Cracóvia. Sua ordenação sacerdotal foi em 1º de novembro de 1946. Recebeu a ordenação episcopal em 28 de setembro de 1958, na Catedral de Wawel. Tornou-se cardeal em 26 de junho de 1967. Foi eleito Papa em 16 de outubro de 1978, com o nome de João Paulo II. É o 263º sucessor do apóstolo Pedro e teve um dos pontificados mais longos da história, quase 27 anos. Faleceu em 2 de abril de 2005.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade