José Duarte
A Câmara Municipal de Nova Friburgo entrega neste sábado, 1º de outubro, o título de cidadão friburguense a 50 personalidades da cidade. A solenidade, que será realizada no Teatro Municipal às 18h, é a mais alta distinção concedida pelos vereadores a pessoas que se destacam e têm serviços prestados à cidade. Entre os agraciados está o bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso.
Empossado no cargo em 13 de março de 2010, substituindo Dom Rafael Llano Cifuentes, nesses 18 meses de episcopado adquiriu o carinho não só dos católicos da cidade, mas de toda a comunidade friburguense, especialmente porque como representante do povo, Dom Edney não tem meias palavras, vai direto ao assunto, aborda temas de interesse geral.
Nascido no Rio de Janeiro em 2 de fevereiro de 1957, o bispo entrou para o seminário já em idade adulta quando já era licenciado e bacharel em ciências biológicas e havia trabalhado durante oito anos no magistério. Foi ordenado sacerdote em 29 de agosto de 1987 e consagrado bispo em 12 de março de 2005, adotando o lema “Fiat Voluntas Tua”, que traduzido para o português quer dizer “Seja feita a Tua Vontade”.
Entre os cargos exercidos desde que se tornou padre em 1987 estão: membro da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, membro da Comissão Arquidiocesana da Pastoral Vocacional, prefeito de Disciplina do Seminário Arquidiocesano São José, vigário paroquial nas paróquias São Marcos e São Pedro do Mar (Barra da Tijuca), chefe de gabinete do cardeal emérito do Rio de Janeiro Dom Eugênio Araújo Salles, coordenador geral da linha três de evangelização e catequese, pároco das paróquias São Marcos, São Pedro do Mar (Barra da Tijuca) e Imaculada Conceição (Recreio dos Bandeirantes).
Antes de ser nomeado para a Diocese de Nova Friburgo, ocupou as seguintes funções como bispo da Igreja Católica: bispo animador do Vicariato Episcopal Leopoldina, bispo animador da Pastoral Litúrgica, bispo animador das Escolas Mater Ecclesiae, bispo animador de Música Sacra, bispo animador dos Ministérios, bispo animador dos MECEs, bispo animador da Iniciação Cristã e diretor das Escolas de Fé e Catequese Luz e Vida. Além de bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Mattoso, que fala e lê italiano e espanhol, ainda ocupa os cargos de bispo animador do ensino religioso, bispo animador de arte sacra, bispo animador da Pastoral da Educação, e bispo animador do Conselho de Leigos do Brasil no Regional Leste 1 da CNBB.
Deixe o seu comentário