Dom Edney nomeia padre Lucas como novo vigário episcopal da sede

Polonês, padre Lucas é formado em teologia moral pela Universidade de Teologia de Varsóvia e chegou ao Brasil em 1989
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Na manhã da última quarta-feira, 25, foi oficialmente anunciado o nome do novo vigário episcopal do Vicariato Sede da Diocese de Nova Friburgo. O bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso nomeou o padre Jaroslaw Kaczmarck, conhecido como padre Pe. Jaroslaw (Lucas) Kaczmarck para o cargo. Anteriormente o responsável vicarial era o pároco da paróquia de Nossa Senhora das Graças, padre Fábio da Cunha Felippe. Padre Lucas pertence ao clero regular da Diocese de Nova Friburgo e à Sociedade do Apostolado Católico (SAC).

Padre Lucas é polonês e nasceu em 3 de agosto de 1961. É formado em teologia moral pela Universidade de Teologia de Varsóvia, na Polônia, cidade na qual recebeu a ordenação sacerdotal no dia 9 de maio de 1987 e, posteriormente, começou sua preparação para as missões. Foi vigário em Ostrolska de 1987 a 1988. Em Luvem, na Bélgica, no Instituto Pró-América, culminou seu preparo para a vida missionária.

Chegou ao Brasil no ano de 1989 e por dois anos foi vigário paroquial na Paróquia São Benedito, em Itaperuna, município do noroeste fluminense integrante da Diocese de Campos dos Goytacazes. Entre os anos de 1990 e 1994, foi vigário na Paróquia de São Sebastião, em Itaipu, Arquidiocese de Niterói. Nos anos de 1994 e 1995 integrou pela primeira vez na Diocese de Nova Friburgo como vigário da Paróquia da Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu, e coordenador da Pastoral da Juventude. Em 1995, foi pároco da Paróquia de Santa Isabel, no subúrbio carioca de Bento Ribeiro, na Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O sacerdote retornou à Diocese de Nova Friburgo este ano como administrador paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu. Sua posse foi realizada no dia 3 de março deste ano pelo então vigário episcopal Sede, padre Fábio Felippe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Diocese de Nova Friburgo
Publicidade