Dom Alano celebra 40 anos de episcopado

Religioso foi bispo da Diocese de Nova Friburgo entre 1994 e 2003
segunda-feira, 01 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Dom Alano, segundo bispo da Diocese de Nova Friburgo, celebrou seus 40 anos de ordenação episcopal (Divulgação)
Dom Alano, segundo bispo da Diocese de Nova Friburgo, celebrou seus 40 anos de ordenação episcopal (Divulgação)

O segundo bispo diocesano de Nova Friburgo, Dom Frei Alano Maria Pena, O.P, celebrou na segunda-feira, 25 de maio passado, 40 anos de episcopado. A missa de ação de graças contou com a presença de diversos arcebispos, bispos e sacerdotes do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso também marcou presença na comemoração, que foi realizada no Ginásio dos Salesianos, em Niterói.

Durante a homilia o arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, falou ao aniversariante, chamando-o de “colaborador na missão de pastorear”: “O senhor é um vinho bom, é água humana transformada em vinho novo da graça. Já era bom quando era água. Tornando-se vinho ficou ainda melhor. Parabéns! Muito obrigado pelo seu exemplo de vida, fidelidade e amor a Jesus e à Igreja”, concluiu Dom José Francisco.

O cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, representando o Regional Leste 1 da CNBB, lembrou os 40 anos de Dom Alano. “Neste momento histórico da sua vida e ao mesmo tempo caminhos a serem percorridos, queremos agradecer. Obrigado pelo seu testemunho de amizade, de religioso, padre, bispo, arcebispo e de irmão entre nós. Parabéns!”, conclui Dom Orani.

O homenageado da noite agradeceu e lembrou: “Enquanto estou aqui sentado Ele vem sempre nesse ouvido direito aqui e me fala assim: ‘Não pense que é pra você, tudo isso, tudo isso é pra Mim”. Dom Alano lembrou que toda a homenagem foi ideia de Dom José Francisco. E concluiu pedindo para que todos se lembrem dele em suas orações.

Um pouco de Dom Alano

Nasceu no Rio de Janeiro em 7 de outubro de 1935 e recebeu a ordenação presbiteral em São Paulo no dia 28 de outubro de 1961. A nomeação ocorreu no dia 9 de abril de 1975 e a sagração em 25 de maio de 1975, em Belém (PA).

O prelado é o segundo bispo da Diocese de Nova Friburgo — de 23 de janeiro de 1994 a 23 de setembro de 2003 — e assumiu a Arquidiocese de Niterói em 2003, ficando a sua frente até 30 de novembro de 2011, quando renunciou ao governo, em conformidade com o Código de Direito Canônico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: religião | Diocese de Nova Friburgo | aniversário
Publicidade