Dois seminaristas serão ordenados diáconos amanhã

Yves Barcellos Mozer será ordenado em Lumiar e Fabrício Melo Salomão em Cordeiro
quinta-feira, 03 de dezembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, em Nova Friburgo (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, em Nova Friburgo (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

A Diocese de Nova Friburgo realiza a ordenação diaconal de dois dos seus seminaristas em preparação para o sacerdócio. As cerimônias serão presididas pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso. Yves Barcellos Mozer será ordenado amanhã, 5, na Paróquia de São Sebastião, em Lumiar, às 19h, e Fabrício Melo Salomão no domingo, 6, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro.

Os jovens seminaristas começaram seus estudos no Seminário Diocesano da Imaculada Conceição em fevereiro de 2008, e integram a segunda turma do novo seminário, cujo reitor foi o padre Fábio Felippe, e o diretor espiritual, padre Alex Paiva. Atualmente eles estudam no Seminário São José, na Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Yves Barcellos Mozer, 26 anos, é natural de Lumiar e emociona-se com a ordenação, considerada como um momento único. “Este momento é fruto da ação de Deus que sabe se utilizar de instrumentos insuficientes e me escolheu pela sua bondade e misericórdia. O ministério ordenado não deve ser visto como promoção pessoal ou aquisição de status, mas sempre como serviço a Deus e a sua igreja. Nestes oito anos utilizei para minha oração pessoal o versículo 35 do Salmo 118 que diz: ‘Guiai meus passos nos caminhos que traçastes, pois só neles encontrarei felicidade’. Felicidade entendida, sobretudo, no viés escatológico. Não uma felicidade fundamentada em momentos, mas que é sinônimo de fidelidade ao cumprimento da vontade de Deus. Por isso, escolhi o lema ‘Guiai-me Senhor’”, disse.

Fabrício Melo Salomão, 38 anos, nasceu em Cordeiro e pertence à Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Para ele, a ordenação é o início da realização do sonho de Deus para sua vida. “Muitos poderiam ser escolhidos por ele e tive graça de receber o dom da vocação ao ministério sacerdotal e sou muito agradecido por esta dádiva. Por isso busco trazer para minha vida o questionamento do salmista: “Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor?”, destacou.

Segundo o reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, padre José Ruy Corrêa, a formação sacerdotal é dividida em etapas. Em primeiro lugar, os seminaristas passam por um processo de discernimento vocacional que envolve a paróquia de origem e o serviço de animação vocacional diocesano. Após, se a vocação for confirmada, eles são encaminhados para o seminário menor. Depois é feito um vestibular e os aprovados são admitidos no curso de filosofia, com duração de três anos. Com a conclusão deste passo é feito o curso de teologia, com duração de quatro anos. Após esses processos é feita uma avaliação pelo Conselho de Ordens e Ministérios para a marcação da ordenação. A formação final pode variar entre sete e dez anos.

Mais informações sobre o Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, em Nova Friburgo, podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-1459, pelo site www.diocesenf.org.br ou pelo e-mail seminario.ic@diocesenf.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Diocese de Nova Friburgo | Seminário Diocesano
Publicidade