Dois jogos excelentes e uma homenagem emocionante a ídolos antigos marcam o encerramento do Campeonato de Basquete

terça-feira, 05 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Dois jogos excelentes e uma homenagem  emocionante a ídolos antigos marcam o  encerramento do Campeonato de Basquete
Dois jogos excelentes e uma homenagem emocionante a ídolos antigos marcam o encerramento do Campeonato de Basquete

Dois excelentes jogos decidindo as três primeiras posições e uma cerimônia emocionante com diversas autoridades e ex-jogadores ilustres. Assim foi o encerramento do Campeonato Infanto-Juvenil de Basquetebol de Nova Friburgo, sábado passado, na quadra Tony Ventura, da Sociedade Esportiva Friburguense.

Na disputa do 3° lugar, o Dores venceu o Cobras por 42 x 38 e ficou com a medalha de bronze. No jogo final, decidindo o título do torneio, o Mercês levou para o Ginásio Padre Zegri o troféu de campeão, após vencer o Modelo por 44 x 28 pontos.

O público que lotou o clube para assistir ao evento testemunhou, emocionado, o momento em que o mestre do jornalismo nacional, Zuenir Ventura, chegou às lágrimas ao receber uma camisa da época em que jogava basquete em Nova Friburgo, de Tony Ventura e Nilton Baptista, organizadores da competição. Outro momento de extrema felicidade foi proporcionado por Lair Soares de Macedo (o Salame) que, com voz embargada, agradeceu o carinho.

Afinal, Zuenir, Salame, Tony, José Maria Coutinho (que foi representado pelos familiares), Ido Rodrigues, entre outros, são personagens de uma época de ouro do basquete municipal, onde a garra, o amor à camisa, o basquete bem jogado, participado, deram o tom em várias décadas, levando inclusive Nova Friburgo a se tornar referência a nível estadual. Outra alegria foi ver Brigitte Madeleine Schultz (a rainha da torcida friburguense) demonstrar todo seu afeto e carinho por aqueles que fizeram a história da modalidade. E incentivar de perto os novos valores que surgiram no campeonato, que contou com cinco times: Dores, Mercês, Modelo, Cobras e SEF, resgatando a alegria de jogar, a vontade de disputar e dar a devida importância à camisa do desporto municipal.

Como não poderia ser diferente, numa manhã tão generosa e cheia de boas recordações, o coordenador do evento, Nilton Baptista, também foi homenageado e recebeu de Tony Ventura uma placa comemorativa, como agradecimento pelo empenho na organização da festa, que foi impecável. Inclusive com solenidade de apresentação dos atletas em todos os jogos, desde o início, há dois meses.

O destaque Most Valuable Player (MVP), Matheus Pereira, que jogou pelo Mercês, recebeu o troféu Zuenir Ventura das mãos do jornalista José Duarte.

Aliás, Matheus é mais uma promessa do esporte friburguense, que certamente vai ficar pouco tempo por aqui: sua técnica, um basquete bem jogado, habilidade e velocidade nos passes, vão provavelmente atrair clubes grandes do Rio pelo seu concurso.

O cestinha do Campeonato, José Carlos (Dores) que marcou 157 pontos ao longo da competição, foi premiado por Tony Ventura com o troféu José Maria Coutinho.

A torcida do Colégio Modelo foi premiada com o troféu Ido Rodrigues da Silva, de melhor torcida do campeonato, entregue por Nilton Baptista.

O time campeão, na pessoa do técnico Marcelo Gomes, do CNSM, recebeu o troféu Rodolpho Abbud, das mãos de Lair Soares Macedo (Salame).

O vice-presidente de Esportes da SEF entregou o troféu de campeão do Torneio Início, a Paulo Velinha, treinador do time da Sociedade Esportiva.

O professor José Tadeu Costa, treinador do time do CNSD, recebeu das mãos de Tony Ventura o troféu de 3º lugar do campeonato.

A festiva e ensolarada manhã também teve trilha sonora, com a marcante apresentação da Banda de Harmonia do Colégio Nossa Senhora das Mercês, que através do maestro Jorge Siqueira encantou os presentes com um repertório especial para a data.

O que fica disso tudo é a sensação de uma ideia muito bem plantada, que tem tudo para criar fortes raízes. Saímos todos, ao fim da festa, com a sensação de que novas edições deste evento, campeonato, devem se repetir. Além de trazer ao presente ídolos do passado como Zuenir Ventura e Salame, ele serviu para revelar novos valores. Quem compareceu à quadra da SEF, pode participar de momentos inesquecíveis, de prazer, mas, principalmente, ter uma aula de cultura geral e bem lembradas lições do passado. Com Zuenir Ventura e Lair Soares Macedo. Afinal, não é todo dia que Nova Friburgo tem o privilégio de desfrutar da companhia de uma personalidade de categoria internacional como nosso mais ilustre escritor, uma pessoa simples e afetuosa, assim como de uma figura ímpar e experiente como Salame.

O jogo final

Os times do Modelo e Dores fizeram a partida final. O sol quente no início pode ter inibido as duas equipes e, ao fim do primeiro quarto da partida, o placar ainda era tímido. No início do segundo quarto o panorama começou a mudar e as equipes se equilibraram. Melhor para o Modelo, que terminou vencendo o Mercês e provocando um delírio na torcida rubro-anil. Chegou o intervalo e os dois técnicos procuraram incentivar, conversar muito com seus jogadores, almejando a vitória final.

Mas a grande surpresa ainda estava por vir. A estratégica de Marcelo Gomes começou a funcionar, o Mercês foi somando pontos e encurralando o Modelo, que sentiu o baque. Do outro lado, o técnico Paulo Velinha fazia tudo para reequilibrar o emocional do seu time: pediu tempo, parou o jogo, mas o Mercês teve mais sorte.

Uma disputa saudável, dois grandes técnicos: Paulo Velinha, com toda sua experiência de grande jogador do passado, descobridor de valores através de sua escolinha; Marcelo Gomes, com a inovação de sua juventude, colocou o Mercês à frente.

Ponto de desequilíbrio, o jogador Matheus Pereira foi a principal estrela da decisão. Atacou, defendeu, marcou pontos, lançou outros colegas para marcar pontos, enfim, chamou o jogo para si e saiu da quadra aplaudido pelas duas torcidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Importante lembrar que não só Matheus, mas o campeonato também revelou outras promessas como Fernando, Luigi e Eric, pelo Mercês, e Luan, Pedro Bianchini e Bryan, pelo Modelo.

FICHA TÉCNICA

Arbitragem: Fábio Barcelos e Adriano Freitas

Mesa de apuração: Beatriz dos Santos e Ana Paula Dreux

MODELO 28 X 44 MERCÊS

Bruno Bernardo

Pedro Bianchini João Victor

Luan Eric

Pedro Molina Candido

Tiago Matheus Pereira

Victor Luigi

Bryan Victor

Marlon Fernando

Luiz Moret Thiago

Cristiano Arthur

Técnico: Técnico:

PAULO VELINHA MARCELO GOMES

TAGS:
Publicidade