Nesta segunda-feira, 20, às 19h, a Estação Livre sedia o projeto Cineclube. Nesta edição, será exibido “Pina”, documentário alemão aclamado pela crítica. Lançado em 2011, o filme é dirigido por uma das mais importantes figuras vivas do cinema, o cineasta, dramaturgo, fotógrafo e produtor Wim Wenders.
A obra retrata o intenso trabalho desenvolvido pela bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch, em um verdadeiro espetáculo de dança e teatro. Nos cenários, os dançarinos de Pina podem ser vistos além dos palcos. A arte se espalha pelas ruas, enormes galpões, salões vazios, usinas desativadas. De acordo com a crítica, o filme segue o lema da coreógrafa — “Dancem, dancem, senão estamos perdidos” — ao ignorar o aspecto elitista da dança contemporânea e levá-la a todas as pessoas, justamente como Pina sempre quis fazer.
Além de coreógrafa, Philippine Bausch, mais conhecida como Pina Bausch, foi uma dançarina, pedagoga de dança e diretora de balé alemã. Conhecida principalmente por contar histórias enquanto dança, suas coreografias eram baseadas nas experiências de vida dos bailarinos e feitas conjuntamente. Várias delas são relacionadas a cidades de todo o mundo, já que a coreógrafa retirava de suas turnês ideias para seu trabalho. A companhia de Pina, Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, tem um grande repertório de peças originais e viaja regularmente por vários países. A coreógrafa faleceu em junho de 2009, após ser diagnosticada com câncer.
O Cineclube é uma iniciativa da produtora Arturius Filmes e tem como objetivo levar a arte e a cultura do cinema de forma gratuita à população.
Deixe o seu comentário