Doação de sangue só pode ser feita um mês após vacina da febre amarela

Hemocentro pede que população doe sangue antes de tomar dose contra a doença
sexta-feira, 17 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Doação de sangue só pode ser feita um mês após vacina da febre amarela

O Hemocentro da Região Serrana, em Nova Friburgo, alerta que é preciso esperar quatro semanas para doar sangue após a aplicação da vacina contra a febre amarela. Por isso, a unidade pede que a população doe sangue antes de se vacinar contra a doença. A medida é necessária para que o abastecimento de sangue no município e outras 12 cidades das regiões Serrana e Centro-Norte fluminense.

“É muito importante que os doadores regulares procurem o Hemocentro para doação antes de tomar a dose da vacina. Caso contrário, o estoque de bolsas de sangue da unidade pode reduzir expressivamente e afetar procedimentos nas unidades de saúde da região”, disse a subsecretária de Vigilância em Saúde de Nova Friburgo, Fabíola Braz Penna.

O Hemocentro, anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, e é capaz de receber 50 doadores por dia. O Hemorio, vinculado à secretaria estadual de Saúde, informou que com a vacinação já iniciada em 25 municípios fluminenses, a capital deve suprir as necessidades dos locais que ficarem impedidos de captar sangue em grande quantidade por algumas semanas.

“Essas quatro semanas são necessárias para que o organismo crie anticorpos contra o vírus da febre amarela. Antes desse período, o sangue não é seguro para ser transfundido. Por isso, é de extrema importância que as pessoas doem sangue antes de serem vacinadas”, explicou o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas pode doar sangue normalmente. Quem teve a doença também, desde que esteja curado há mais de um ano.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela | doação de sangue
Publicidade