Doação dá samba

quarta-feira, 01 de fevereiro de 2017
por (Foto: Henrique Pinheiro)
Doação dá samba

JÁ COMEÇOU A 14ª edição da campanha “Vista a Camisa da Solidariedade”, promovida pelo Hemorio, órgão da secretaria estadual de Saúde, cujo objetivo é aumentar os estoques de sangue para o Carnaval, época em que historicamente há queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias. A permanente sensibilização dos gestores da saúde para a doação de sangue pela população não perde a oportunidade neste período carnavalesco. Com reservas abaixo do recomendado, o Hemorio faz o chamamento de doadores para comparecerem a qualquer unidade do órgão no Rio e no interior.

EM NOVA FRIBURGO o Hemocentro, instalado no Hospital Raul Sertã, encontra dificuldades diárias para manter o estoque de sangue em níveis mínimos de segurança para atender não só a população friburguense, mas, ainda, a dos municípios da região, o que torna o problema mais preocupante. O nível de doações está abaixo do mínimo necessário, que seria entre 35 e 40 bolsas de sangue.

PACIENTES que necessitam de transfusão podem contar somente com os saudáveis e que se dispõem a doar sangue. É a única esperança de vida para milhares de pessoas. Trata-se de um ato humanitário que o friburguense certamente não saberá negar, pois a tradição solidária de nossa população vem sendo demonstrada em diversas atitudes de amor ao próximo.

UM HOSPITAL com a abrangência do HRS, com características regionais, necessita de sangue disponível em quantidade e qualidade suficientemente adequadas. Sem o sangue, cirurgias são canceladas e será enorme o ônus se isto vier a ocorrer. É preciso, pois, compreender a importância da doação para manter os níveis adequados para o pronto atendimento hospitalar.

O CIDADÃO comum, ao se preocupar com a sorte dos outros, ao se mobilizar por causas de interesse social e comunitário, estabelece laços de solidariedade e confiança mútua que nos protegem em tempos de crise, como ocorre em diversos momentos, como foi na tragédia de 2011. Por tantos benefícios que o gesto traz para o doador é que o voluntariado merece ser valorizado, apoiado, divulgado e fortalecido.

NO MUNICÍPIO, a campanha do Hemorio coincide com o apelo das autoridades de saúde para favorecer o mutirão de cirurgias que tem acontecido no Hospital Raul Sertã. Sem uma regularização do estoque mínimo de sangue tais cirurgias poderão ser suspensas, o que trará inconvenientes sérios aos que buscam o serviço hospitalar. É um bom momento, pois, para colaborar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade