Divulgados os nomes dos conselheiros tutelares eleitos

Pleito foi no último domingo e levou quase três mil pessoas aos postos de votação
quarta-feira, 07 de outubro de 2015
por Karine Knust
Divulgados os nomes dos conselheiros tutelares eleitos

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) já divulgou o nome dos cinco candidatos eleitos para novos conselheiros tutelares de Nova Friburgo. A eleição ocorreu no último domingo, 4, em 30 postos de votação que foram espalhados por 25 localidades do município. De acordo com um levantamento feito pela conselho, mais de 2.800 pessoas participaram desta eleição—número bem maior do que os registrados nos últimos anos.

A contagem dos votos foi acompanhada pelos concorrentes. Os vencedores Renato Gripp, Cláudia Carvalho, Márcia de Andrade, Diego Asth e Cínthia Lopes assumirão seus respectivos cargos no próximo dia 10 de janeiro de 2016. Todos os candidatos passaram por processos seletivos para avaliar conhecimentos em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as leis municipais 4.197, de 2012 e 4.249, de 2013 e a Língua Portuguesa. Além disso, foram exigidos requisitos como idade superior a 21 anos; ser residente do município há, no mínimo, dois anos; ter realizado trabalhos de, no mínimo, dois anos consecutivos com crianças e adolescentes no município em instituição legalmente instituída; além de estar em pleno gozo de seus direitos políticos e ter cursado o ensino médio ou grau de escolaridade equivalente.

Além da jornada de trabalho de 30 horas semanais, das 8h às 18h, o conselheiro tutelar precisa ter disponibilidade para atendimento de solicitações do público fora do horário normal do expediente, nos sábados, domingos e feriados, em regime de plantões escalonados. O salário oferecido em Nova Friburgo é de R$1.600, conforme a lei municipal 4.249, de 2013.

Confira o perfil dos cinco candidatos eleitos

Renato Gripp - Voluntário em comunidades carentes do município na orientação educacional de adolescentes.
Cláudia Carvalho - Conselheira tutelar pelo terceiro mandato consecutivo, já trabalhou como professora de séries iniciais e é formada em contabilidade.
Márcia de Andrade - Professora do ensino fundamental na rede pública.
Diego Asth - Professor voluntário de esportes para crianças e adolescentes de instituições públicas e privadas do município.
Cínthia Lopes - Conselheira tutelar desde 2013, já trabalhou como professora de séries iniciais e está concluindo o curso de pedagogia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Conselheiro Tutelar | Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Publicidade