Divulgados os locais de prova do Enem 2019

Exame será aplicado em 1.727 municípios brasileiros, entre eles Nova Friburgo
quinta-feira, 17 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Divulgados os locais de prova do Enem 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 16, os locais de prova para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os candidatos podem acessar o cartão de confirmação da inscrição na site enem.inep.gov.br ou pelo aplicativo do Enem, disponível para download nas plataformas Apple Store e Google Play.

O cartão de confirmação da inscrição traz as informações pessoais do participante, como o CPF; o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número de sala; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e/ou especializado, com recursos de acessibilidade, caso tenha sido solicitado e aprovado, ou pelo nome social.

O exame será aplicado nos próximos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. Há cinco milhões de inscritos para o exame. A prova começa às 13h30. Porém, o Inep recomenda que os participantes cheguem aos locais das provas uma hora antes. A abertura dos portões das escolas está programada para o meio-dia. O fechamento das portas irá ocorrer às 13h. Depois disso, ninguém mais conseguirá entrar para fazer o exame.

O participante que precisar comprovar sua presença no Enem deve acessar a Declaração de Comparecimento na Página do Participante. O documento é personalizado. Ele deve ser impresso e levado nos dias da prova e entregue ao aplicador na porta da sala do exame. Haverá uma declaração para cada dia de aplicação. Para o primeiro domingo de prova, 3 de novembro, a declaração já está disponível no site. O Inep não fornece comprovante de presença após o dia da prova. A declaração de presença para o segundo domingo de exame, 10 de novembro, ficará disponível para impressão a partir da segunda-feira, 4 de novembro.

Nesta edição, os participantes terão de ficar atentos especialmente quanto ao uso de celulares ou qualquer equipamento eletrônico durante as provas do Enem. Pela primeira vez, serão eliminados aqueles cujo aparelho eletrônico emita qualquer tipo de som durante a prova, mesmo que o item esteja na embalagem lacrada fornecida pelo aplicador. O alarme deve estar desativado e o aparelho, desligado.

O Enem 2019 será realizado em 1.727 municípios brasileiros, entre eles, Nova Friburgo. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade