Divulgada lista definitiva de inscritos para o Conselho Tutelar

São 75 candidatos concorrendo a 10 vagas. Prova objetiva será aplicada em agosto
quinta-feira, 18 de julho de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Divulgada lista definitiva de inscritos para o Conselho Tutelar

O Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Friburgo divulgou a lista definitiva dos 75 candidatos que tiveram a inscrição deferida para a seleção e eleição de conselheiros tutelares efetivos e suplentes que irão atuar na cidade pelo período de quatro anos, de 2020 a 2023. A listagem foi publicada nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial do município, em A VOZ DA SERRA.  

Ao todo, 97 pessoas haviam se inscrito na seleção, mas somente 75 comprovaram habilitação para concorrer às dez vagas. Puderam se candidatar maiores de 21 anos com ensino médio completo, noções de informática, experiência na área e que moram na cidade há pelo menos dois anos. Atuais conselheiros também puderam participar da seleção. As inscrições para o processo seletivo foram realizadas entre os dias 13 de maio e 14 de junho na Casa dos Conselhos, no Paissandu. 

Os candidatos habilitados devem agora se preparar próxima etapa da seleção, que consiste em uma prova objetiva com 40 questões sobre a lei federal 8.069/1990, que trata do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Eles terão também que fazer uma redação dissertativa. O exame será aplicado no dia 4 de agosto, das 13h às 17h, na Escola Municipal Jardel Hottz, nas Braunes.

Segundo o edital da seleção, os candidatos aprovados na prova estarão aptos a participar da eleição que fará a escolha dos conselheiros tutelares. O processo eleitoral será realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sob fiscalização da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude do Ministério Público do estado em Nova Friburgo.

A votação será realizada no dia 6 de outubro, das 9h às 17h, em seções eleitorais divulgadas com antecedência aos eleitores. Os conselheiros tutelares serão eleitos por moradores do município. O voto não é obrigatório. Serão eleitos os 30 candidatos mais votados (dez efetivos e 20 suplentes). A posse deve ocorrer em 10 de janeiro de 2020. Os eleitos poderão escolher o local de trabalho de acordo com a ordem de votação obtida.ações fora do horário normal de expediente, aos sábados, domingos e feriados, em plantões escalonados. O conselheiro tutelar atua para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Concurso
Publicidade