(SECOM) O 1º Festival Multicultural de Nova Friburgo foi realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro no centro da cidade e no distrito de São Pedro da Serra, apresentando gratuitamente atrações de qualidade a friburguenses e turistas. A mão de obra jovem se destacou, assim como a criatividade, o bom gosto e a irreverência de artistas.
A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apoiou institucionalmente o evento realizado pelo Espaço Cultural Educari, em São Pedro da Serra, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura. A produção ficou a cargo da Insaciável Martelo Produções.
Na abertura, realizada na Casa da Cultura, os organizadores ofereceram um Café Cultural em homenagem aos 193 anos de Nova Friburgo, aos 7 anos do Espaço Cultural São Pedro da Serra e aos 50 anos do Centro de Arte. O secretário de Cultura, Roosevelt Concy, afirmou que aquele momento marcava o início de um Circuito Cultural. “Iniciativas assim fortalecem a nossa cultura. Não somos só apoiadores, somos cúmplices”, comentou o secretário.
Carlos Pinho, responsável pela ONG Educari, realizadora do evento, agradeceu ao público e à sua equipe formada por jovens animados, que contribuíram para a qualidade dos produtos apresentados, após criteriosa busca por atrações e possibilidades de novos nomes.
A empresa friburguense de som e luz Ciclone foi um dos destaques. Eles foram responsáveis pelos efeitos luminosos especiais na fachada da Casa da Cultura e durante os shows. O gerente e operador de equipamento, Jhonatan dos Santos, acostumado a trabalhar em eventos festivos, curtiu a experiência de colocar em prática a sua criatividade, unindo o som à imagem.
A programação contou com exibição de filme na Oficina Escola de Artes; apresentação da Cia. Tordesilhas, formada por Antonio Costa, Raquel Coimbra e Omir Millonil, que uniu harmoniosamente a música, a poesia e a dança; o Duo Stigma com os músicos friburguenses Marcelo Turler e Fabrício Lima; e o irreverente grupo Folhas no Quintal, que conta com João “O vazio”, Tamires Borba, Jeziel de Oliveira e Rafael Monteiro, tocando “folk brasileiro com levada de rock e umas pitadas de blues”.
O 1º Festival Multicultural de Nova Friburgo prosseguiu no sábado em São Pedro da Serra, também prestigiado com a presença do secretário de Cultura Roosevelt Concy e organizadores do evento, com apresentação da Família Clou, do Duo Chapéu de Palha, Nó Cego, e exibição do filme “Loki”. Um dos produtores do evento, Beto Grillo, satisfeito com o público presente, destacou a importância de valorizar a mão de obra qualificada local e a participação em Editais de Eventos Culturais, para viabilizar a promoção de eventos de qualidade à população.
Deixe o seu comentário