O Linha Verde, programa do Disque-Denúncia para recebimento de informações sobre crimes ambientais, divulgou nesta semana que recebeu 23 denúncias em todo o ano de 2016 em Nova Friburgo. As principais ocorrências se referem a desmatamento florestal, extração irregular de árvores, maus-tratos contra animais e caça ilegal de animais e guarda ou comércio de animais silvestres. Na Região Serrana, Petrópolis foi a cidade que registrou mais casos, 94, seguida por Teresópolis com 56 denúncias.
As denúncias repassadas pela população de forma anônima são encaminhadas para averiguação da 5ª Unidade de Polícia Ambiental (UPam) do Parque dos Três Picos. Nos últimos meses, A VOZ DA SERRA noticiou, por exemplo, que os agentes flagraram homens extraindo areia de forma irregular do fundo do fundo do Rio Grande, no distrito de Conquista. Ainda mostrou que árvores nativas de uma Área de Proteção de Permanente (APP) da Mata Atlântica, em Lumiar, foram cortadas. Os casos foram registrados na 151ª DP.
O Linha Verde recebe denúncias sobre queimadas, maus tratos contra animais, caça e guarda de animais silvestres, fabricação e comercialização de cerol, linha chilena e balões, poluição das águas e do solo, extração irregular de árvores, extração mineral, desmatamento florestal, pesca irregular, construção irregular, desvio de curso, comércio ilegal de água, captação clandestina de água, despejo de esgoto clandestino, desperdício de água, rinhas de galo e lixo acumulado. No interior do estado, o telefone para denúncias é 0300-253-1177.
Total de denúncias em Nova Friburgo
Desmatamento florestal: 6 denúncias.
Extração irregular de árvores: 5 denúncias.
Maus-tratos contra animais: 4 denúncias.
Caça ilegal de animais: 2 denúncias.
Guarda/comércio de animais silvestres: 2 denúncias.
Captação clandestina de água: 1 denúncia.
Despejo de esgoto clandestino: 1 denúncia.
Desvio de curso: 1 denúncia.
Extração irregular de solo: 1 denúncia.
Deixe o seu comentário