A abertura do Campeonato Estadual de Kart foi marcada por ensolarado domingo e acirradas disputas no Kartódromo de Volta Redonda. A mais empolgante aconteceu na prova que reuniu pilotos das categorias cadete e mirim, justamente a que abriu a programação na pista, que sediou, em julho, o Campeonato Brasileiro da modalidade.
“Estou muito contente com minha primeira vitória, não desisti nunca de brigar por ela”, resumiu Paulo Júnior, piloto da Cidade do Aço, que começou a correr há seis meses, em disputas de kart indoor. Campeão estadual da categoria mirim ano passado e dono da pole, Sinder Bitton manteve a ponta quando a largada foi autorizada, seguido de perto por boa parte do pelotão. Aos poucos o ponteiro conseguiu abrir e a melhor disputa do dia passou a ser pelo segundo lugar, envolvendo João Sá, Gianluca de Castro e Paulo Júnior, que levou a melhor e ocupou o alto do pódio, após empolgantes trocas de posições e a desclassificação de Sinder, flagrado na vistoria sem parte da espuma do filtro de ar.
Segundo do grid, Paulo Júnior se manteve atrás de Sinder quando a largada foi autorizada, seguido de muito perto por Gianluca. Logo na segunda volta os dois se enroscaram e João Sá se aproveitou para pular do 5° para o 2° lugar. Paulo Júnior caiu para terceiro, mas seguiu na briga. Na metade das 15 voltas, no entanto, o dono da segunda posição passou a ser Gianluca, após oportuna manobra. Mas Paulo Júnior não desistiu e, na volta seguinte, voltou a recuperar a segunda posição geral, que lhe valeu a vitória, após a punição de Sinder. Ao ser o 3° a cruzar a linha de chegada, Gianluca de Castro garantiu a vitória na categoria mirim.
Na segunda prova do dia, Kenneth Rodrigues e Gui Pessoa não tiveram dificuldades para chegar ao alto do pódio, respectivamente, nas categorias Sprinter e Júnior, que compuseram a segunda prova da programação.
A terceira e última corrida foi aquela que reuniu os experientes competidores da categoria sênior e, como aconteceu com os mais jovens, a disputa também foi boa, principalmente pela liderança. Dono da pole, o finlandês Timo Lokinen foi seguido de perto durante as 20 voltas por Sérgio Verdi. A distância entre os dois era mínima, principalmente no miolo, com curvas de baixa. Mais veloz nas retas e curvas de alta, Timo manteve a ponta e comemorou a vitória. Aos 45 anos, o finlandês começou a correr há três anos, na Venezuela. “Sempre tive vontade de competir de Kart, mas a oportunidade só apareceu recentemente”, explicou o engenheiro finlandês.
Como o regulamento do campeonato determina que há descarte de um resultado, mesmo que o piloto não tenha participado, espera-se que mais competidores participem da segunda das cinco provas do estadual, dia 24 de outubro, também em Volta Redonda.
Vencedores de cada uma
das cinco categorias:
Mirim: Gianluca de Castro
Cadete: Paulo Júnior
Sprinter: Kenneth Rodrigues
Júnior: Gui Pessoa
Sênior: Timo Lokinen
APEFNF homenageia profissionais de educação física
A Associação dos Profissionais de Educação Física de Nova Friburgo (APEFNF), presidida pela professora Irene Black Drischel, homenageou professores de educação física da cidade e alguns desportistas que colaboram para o sucesso do desporto municipal. A solenidade foi realizada no plenário da Câmara Municipal, em sessão solene requerida pelo vereador Edson Flávio, e todos os homenageados receberam certificados de agradecimento.
Entre os homenageados estiveram Gabriel Domingos, Nilton Baptista, Francisco Peres Levi, Antonio Souza, Bimba, Walter Thiele, Maria Domiciana Gomes, Mario Melo, Carlos Eduardo Brasil Neves e Vanessa Gripp. Em virtude do comprometimento e participação nas fases municipal, estadual e nacional da 3° Conferência Nacional de Esportes, realizada em Brasília, também foram homenageados os secretários de Esporte Leandro Aschar (Teresópolis), Diogo Latini (Macuco) e Nelson Saraiva (Santa Maria Madalena).
AFI reedita Copa de Futsal
A Associação Friburguense de Imprensa (AFI) reedita neste ano a Copa AFI de Futsal, que terá início no mês de outubro, com a presença de times formados por veículos de comunicação da cidade. A diretoria está enviando convites às seis emissoras de televisão, às rádios Sucesso FM, Nova Friburgo AM, Caledônia FM e Comunidade FM, aos sites Friweb, Arquibancada Brasil e Guia Nova Friburgo, e aos jornais A Voz da Serra, de Conselheiro e Lumiar.
O regulamento e tabela serão elaborados em reunião que acontecerá com a presença de um representante de cada time inscrito. Só poderão participar jogadores que confirmarem vínculo empregatício com os órgãos de imprensa da cidade. A arbitragem está sendo acertada com a Liga Friburguense de Desportos, da mesma forma que o local dos jogos está sendo estudado junto à direção do Ginásio Celso Peçanha. Os dois times vencedores receberão troféus e os atletas e comissão técnica medalhas, sendo que o campeão confirmará presença na Copa de 2011.
Deixe o seu comentário