Disponível classificação final do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo

Estão pendentes os resultados dos cargos de instrutor de corte industrial e serviços gerais
quinta-feira, 05 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Disponível classificação final do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo

A classificação final de candidatos do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo foi divulgada nesta quinta-feira, 5, e está disponível para consulta no site da Exatus (www.exatuspr.com.br), empresa que realiza o certame. A listagem contém a classificação de mais de 90% dos cargos oferecidos no processo seletivo, porque ainda estão pendentes os resultados dos cargos de instrutor de corte industrial e auxiliar de serviços gerais.

O concurso está chegando a etapa final. Nesta sexta-feira, 6, candidatos poderão entrar com recursos contra a classificação final do concurso. Para isso, deverão preencher formulário disponível no site da Exatus até o dia 7 de maio. Após esta fase, a comissão fará a homologação do processo seletivo e começará a convocar os classificados para entregarem os documentos e, em seguida, tomarem posse nos cargos neste mês e em junho. Os novos servidores da Prefeitura de Nova Friburgo devem começar a trabalhar no início de julho.

Atrasos e falhas

Os resultados finais dos cargos de instrutor de corte industrial e serviços gerais estão pendentes por causa de falhas e atrasos no concurso público. Conforme A VOZ DA SERRA noticiou na última semana, a prova prática para instrutor de corte industrial teve que ser refeita pelos candidatos depois que a comissão do concurso descobriu que o avaliador participou do processo seletivo concorrendo a uma vaga de instrutor de produção e controle de qualidade, o que é ilegal. Ele foi eliminado do concurso e o teste prático foi reaplicado no dia 1º de maio. O resultado deve sair na próxima semana.

Nesta quarta-feira, 4, mais de 840 candidatos ao cargo de auxiliar de serviços gerais foram convocados para fazer um novo teste de aptidão física (TAF), nos dias 4 e 5 de junho, na quadra do Friburguense Atlético Clube, em Olaria. Em janeiro, 1.341 candidatos foram aprovados na prova objetiva para o cargo, e 500 foram convocados para fazer o teste de aptidão física no mês seguinte. Destes, somente 48 foram aprovados no TAF, por isso, a comissão do concurso decidiu realizar novamente o teste para preencher as 52 vagas restantes para auxiliar de serviços gerais. Somente os candidatos que não fizeram a avaliação em fevereiro foram chamados para fazer o novo teste. 

Teste físico na Justiça

O pedido de anulação do primeiro teste de aptidão física, aplicado no início do ano, segue na 1ª Vara Cívil de Nova Friburgo. Em março, a Defensoria Pública entrou com uma ação em que alega que a avaliação deve ser cancelada porque as leis que criaram ou regulamentaram os cargos no município não prevêem a necessidade do teste físico no certames municipais. O órgão ainda afirma que foi exigido dos candidatos habilidades de elevado grau de dificuldade e incompatíveis com as funções desempenhadas em cada cargo. Mais de 80% dos avaliados foram reprovados no TAF.

A Prefeitura de Nova Friburgo disse, porém, que não esperará o resultado do julgamento porque acredita que o teste não será anulado pela Justiça

“Nós não podemos aguardar o trâmite do processo porque temos até o fim de junho para convocar os classificados no concurso. Estamos em ano eleitoral, por isso, a homologação deve acontecer em no máximo três meses, antes do início do pleito. Nós acreditamos que a Justiça vai considerar o teste de aptidão física legal, porque o edital do concurso foi aprovado sem restrições pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ)”, argumentou o integrante da comissão, André Gripp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: concurso público | concurso público 2015
Publicidade