Discursos marcam sessão solene na Câmara pelo centenário do Sanatório

segunda-feira, 19 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Discursos marcam sessão solene na Câmara pelo centenário do Sanatório
Discursos marcam sessão solene na Câmara pelo centenário do Sanatório

Flávia Namen

As comemorações pelo centenário do Sanatório Naval de Nova Friburgo estão movimentando a cidade nas últimas semanas. A Câmara Municipal também não deixou passar em branco a data e promoveu uma sessão solene pelos cem anos de fundação da instituição militar, completados no último dia 30. Proposta pelo vereador Renato Abi-Râmia e aprovada por unanimidade pela casa, a sessão foi marcada por uma série de discursos. Autoridades, soamarinos, diretores, oficiais e praças do sanatório participaram da sessão, realizada na noite de quinta-feira, 15, em sua sede provisória, no auditório da Casa da Cultura.

Presidida pelo vereador Marcelo Verly, a reunião contou com uma série de discursos sobre a importância da instituição militar, inaugurada em 30 de junho de 1910, com a presença do então presidente Nilo Peçanha. O primeiro a falar foi Abi-Râmia, que relembrou passagens de sua trajetória como médico da Marinha e destacou o grande aprendizado que teve no período. “Para mim, particularmente, a Marinha foi uma grande escola que me deu várias lições de vida”, disse. Ele também citou alguns fatos históricos da instituição militar que, em 1917, durante a 1ª Guerra Mundial alojou marinheiros de um navio mercante alemão e nos anos 40 recebeu a visita do presidente Getúlio Vargas.

O atual presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), Nelson Alvarez de Souza, destacou importantes ações do Sanatório no município, como o combate a incêndios no período em que Nova Friburgo ainda não possuía Corpo de Bombeiros. Ele falou de seu trabalho de pesquisa sobre a história da centenária instituição, dos eventos e solenidades que teve a oportunidade de cobrir quando integrava a equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA. “Foi uma honra participar e acompanhar um pouco dessa história, marcada por uma grande contribuição à sociedade”, disse.

Um patrimônio de muito verde e biodiversidade

A grande área verde pertencente à instituição foi destacada nos discursos do prefeito e soamarino Heródoto Bento de Mello e do vereador Pierre Moraes, coautor da proposta da sessão. “O Sanatório Naval é um patrimônio de Nova Friburgo que deve se orgulhar de ter em suas terras uma instituição dos mares”, afirmaram. Pierre também citou o papel importante do Sanatório não só no campo da saúde como para a formação dos jovens.

O ponto alto da sessão foi o discurso do diretor do sanatório, o capitão de fragata médico Nestor Francisco Miranda Júnior. Ele falou da honra de estar à frente dos festejos pelo centenário da instituição, elogiando a privilegiada localização em Nova Friburgo. A preocupação em conservar as terras da instituição foi outro ponto abordado pelo diretor. “São três milhões e 500 mil metros quadrados de uma biodiversidade incrível, muito bem preservada pela Marinha. É uma área verde que não é só patrimônio nosso, mas de todos os friburguenses e brasileiros. Por isso é importante que não se degrade”, declarou.

Em tom de despedida, Nestor agradeceu à homenagem da Câmara e a acolhida que teve na cidade desde que assumiu a direção do Sanatório, em janeiro de 2009. “Fico muito grato a Nova Friburgo por fazer parte de minha vida”, disse ele, lamentando que terá que deixar o cargo no fim do ano.

Soamarinos e oficiais ocuparam o plenário

A sessão também contou com discursos de vários vereadores em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo sanatório no município. Ocuparam lugar de destaque no plenário, o vice-diretor administrativo da entidade, o capitão de corveta Sílvio Lázaro da Costa; o diretor de finanças, capitão tenente André Luiz Araújo Campos; a tenente Roberta Moreira e o suboficial Marcelo Alves Cabral. Ex-presidentes da Soamar, como Dalton Carestiato, Licínio José da Silva e sua esposa Beth também foram convidados para o plenário, assim como o atual vice-presidente da Soamar, Ronald Araújo da Silva, e a soamarina Patrícia Botelho. Outras autoridades que ocuparam lugar de destaque foram o vigário episcopal, padre Miguel Angel; o representante da 9ª Subseção da OAB, Belino Figueiredo dos Santos; e o representante do Ministério do Trabalho, Alexandre Henrique Lattanzi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade