"Stratoman” – nome derivado do clássico modelo de guitarra da marca Fender, a Stratocaster – é uma verdadeira aula de guitarra. O músico, produtor e compositor Sérgio Diab passeia por diversos ritmos populares, fazendo um trabalho nem um pouco convencional para o atual mercado de música instrumental, principalmente no que diz respeito aos discos do estilo focados na guitarra. Entre estilos como bolero, samba e diversos ritmos latino-americanos, Sérgio intercala entre a guitarrra, o violão, o ukulelê e o dobro.
A guitarra faz a linha de frente na maioria das músicas, funcionando como se fosse o vocal, tendo caráter solista. Uma grande demonstração da qualidade musical de Sérgio Diab já aparece na segunda música do álbum, "Ginga”. A guitarra com uma distorção bastante discreta e cheia de swing, aliada à levada quase mecânica da bateria, são os destaques da faixa. Outras faixas importantes de Stratoman é "Cuba Libre”, que tem bastante variações, com destaque para a percussão do renomeado Marcos Suzano.
Sérgio, além do grande virtuosismo como músico, mostra em Stratoman seu lado compositor, assinando a maioria das faixas do disco, com exceção somente de "Besame Mucho”, versão da música de Consuelo Vasquez – que se tornou um clássico na voz de Julio Iglesias – que no disco mantém bastante do arranjo original; o bolero "Sentimental D+”, famosa parceria de Evaldo Gouveia com Jair Amorim; e as parcerias do guitarrista com o cantor Leoni, "No Escuro”, e com Pedro Igel, "Anna”.
O disco de estreia de Sérgio vale a ouvida. É um bom disco tanto por funcionar como uma excelente gravação para ouvir e relaxar, como para os que gostam de perceber os pequenos detalhes das performances dos músicos, como o pedal steel – instrumento tradicional de ritmos americanos como o blues e a country music – gravado pelo lendário Rick Ferreira em "El Matrero” e os efeitos do teclado de Sacha Amback em "Sentimental D+”.
Stratoman
Artista: Sérgio Diab
Músicos: Sérgio Diab (guitarra, violão, ukulelê e dobro), Alberto Vaz (pedal steel), Rick Ferreira (pedal steel), Sacha Amback (teclados), Pedro Igel (teclados e piano), Rodrigo Ramalho (acordeom), Marcos Suzano (percussão), Bruno Wanderley (bateria), Nilo Romero (baixo), Wlad (baixo).
Produção: Sérgio Diab
Selo: Independente
Faixas:
1. Aloha
2. Ginga
3. Cuba Libre
4. Besame Mucho
5. Anna
6. No Escuro
7. Sentimental D+
8. El Matrero
9. Mojo
10. Banzo
Deixe o seu comentário