Discopédia - Uma Tarde na Fruteira - 20 a 22 de agosto 2011

Por Lucas Vieira
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Discopédia - Uma Tarde na Fruteira - 20 a 22 de agosto 2011
Discopédia - Uma Tarde na Fruteira - 20 a 22 de agosto 2011

Genial, psicodélico, overdose de criatividade e “neotropicalismo”. Estas talvez seriam algumas boas expressões para definir esse disco. O primeiro após a fase “Apple” — mesmo tendo sido lançado na Europa com o pseudônimo de “Jupiter Apple” —, Uma Tarde na Fruteira é a obra prima de Júpiter. Neste álbum, ele faz uso de elementos de vários ritmos, desde bossa e marchinhas à música folk e o rock sessentista dos Mutantes e dos Byrds. O álbum inicia-se com um mosaico de imagens mil, chamado “A Marchinha Psicótica de Dr Soup”, notória faixa que mistura, obviamente, marchinha, com “guitarradas”, distorção e outros elementos, deixando-a com cara de vanguarda, citando os nomes de Caetano Veloso, Bob Dylan, Aldous Huxley, Allen Ginsberg e Woody Allen. O álbum é seguido por “Tema de Júpiter Maçã”, uma espécie de “biografia musical”, uma mistura de versos de várias de suas músicas. Mais pra frente, temos “A Menina Super Brasil”, que é fã dos Mutantes e ama Tom Zé — quem dera se a maioria delas fossem assim —, o blues tropicalista “Casa de Mamãe”, “Beatle George” no maior estilo All Things Must Pass — não, não foi um trocadilho — com direito a cítaras, citações de mantras e derivados, “Mademoiselle Marchand”, uma viagem à França, ou com uma francesa (aqui há, acho que um triplo sentido), depois ainda temos uma mistura fenomenal de Dylan com elementos megapsicodélicos na música “Viola de Aço” e o álbum é fechado com a reprise da Marchinha. Não comentei todas as músicas, apenas as mais “clássicas”, mas é obrigatório ouvir o álbum todo. Eu meio que já citei lá em cima, mas esse álbum também foi lançado na Europa, pela gravadora Elephant, tendo músicas que não aparecem na versão brasileira. O álbum obteve um grande reconhecimento (maior que no Brasil, como era de se imaginar) lá fora.

Não achei premiação alguma ou coisa do tipo deste álbum, mas o Júpiter acho que tem o título de maior músico gaúcho — e é pra quem pode, tchê!

Nome: Uma Tarde na Fruteira

Ano: 2008

Produção: Tomas Dreher

Músicos: Júpiter Maçã (vocal, baixo, guitarra, violão, órgão, piano, bateria, kazoo, percussão), Thalita Freitas (vocal, percussão), Cuca Medina (vocal, sintetizador, flauta), Simpson (bateria, percussão), Astronauta Pinguim** (órgão, moog), Bibiana Graeff (acordeon, sintetizador, marimba), Luciano Bolobang (bateria, percussão), Clayton (bateria), Gustavo Dreher (flauta), Lúcio Vassaratt (cítaras), Ray-Z (guitarra) e Zé do Trumpett (trompete)

Faixas:

1. Marchinha Psicótica De Dr. Soup

2. Tema De Jupiter Maçã

3. Base Primitiva Revisitada

4. As Mesmas Coisas

5. Little Raver

6. A Menina Super Brasil

7. Plataforma 6

8. Síndrome De Pânico

9. Casa De Mamãe

10. Beatle George

11. Mademoiselle Marchand

12. Carvão Sobre Tela

13. Viola De Aço

14. Um Sorvete Com Vocês

15. A Marchinha (reprise)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade