Discopédia - Uma homenagem à eterna rainha do rock brasileiro

Lucas Vieira - lucasrvieira93@hotmail.com
sexta-feira, 03 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Love Lee Rita (1996) - Ná Ozzetti


A cantora paulista Ná Ozzetti iniciou sua carreira ainda na faculdade, na década de 1970, integrando o Grupo Rumo, um dos principais nomes do movimento conhecido como Vanguarda Paulista. A banda, com seu trabalho ímpar, revelou grandes artistas como Luiz Tatit, Hélio Ziskind e a própria Ná Ozzetti.

Ná Ozzetti tem uma voz única, que captura o ouvinte com seu timbre suave e agradável. Em seu terceiro disco solo, a paulista revisita a carreira de sua conterrânea Rita Lee Jones, passeando desde o repertório d’Os Mutantes até chegar ao pop rock que a roqueira desenvolveu com muita qualidade na década de 1980.

O álbum, que faz um trocadilho com a canção dos Beatles "Lovely Rita” em seu título, começa com "Atlântida”, influenciada pela new wave e que têm características eletrônicas, transformada em reggae na versão da cantora. Também da década de 1980, Ná grava "Raio X”, com um show da sua voz aconchegante que faz o instrumental quase passar despercebido, e também o clássico "Mutante”, com um ótimo timbre de baixo fretless (sem trastes) de Geraldo Vieira.

Canções do tempo em que Rita tocava com o Tutti Frutti também estão no álbum, como "Com A Boca no Mundo”, com uma roupagem mais pop e solo de sax, "Luz del Fuego”, mais suave que o arranjo original, porém mantendo a característica hard rock e os clássicos "Fruto Proibido” em uma versão funkeada, "Mamãe Natureza” com arranjo bem fiel ao original e "Modinha”, do último álbum de Rita com a banda paulista. 

Love Lee Rita também tem "Doce Vampiro” e "Mania de Você”, dois dos maiores clássicos da carreira solo da ex-mutante. A primeira, com um arranjo intimista e melancólico e a segunda com uma roupagem totalmente diferente da versão original, swingada, destacada com o som das congas e outras percussões. Dos tempos em que Rita brilhava com os irmãos Baptista nos Mutantes aparecem a "odisséica” "Dois Mil e Um”, puxando mais o lado caipira da música, com direito a pandeiro e muito sopro, e também "Vida de Cachorro”, que traz a base feita no piano, diferente da versão original com violão, e encerra magistralmente o disco.


Love Lee Rita

Artista: Na Ozzetti

Músicos: Ná Ozzetti (voz), Flávio Franco Araújo (teclado e piano), Faísca (violão e guitarra), Geraldo Vieira (baixo), Manny Monteiro (bateria e percussão), François de Lima (trombone), Nailor Proveta (saxofone tenor e clarinete), Walmir de Almeida Gil (trompete), João Parahyba (percussão), Bocato (trombone), Dante Ozzetti (violão), Regina de Vasconcellos Pinto (violoncelo), Mário Testoni (piano), Ricardo Cristaldi (teclados), David Richards (saxofone tenor), Fábio Tagliaferri (viola caipira), Marta Ozzetti (flauta) e Mário Testoni (órgão).

Produção: Manny Monteiro/José Carlos Costa Netto

Selo: Dabliú

Músicas:

Atlântida

Com a Boca no Mundo

Mania de Você

Mutante

Fruto Proibido

Luz del Fuego

Raio X

Modinha

Mamãe Natureza

 Doce Vampiro 

 2001

 Vida de Cachorro






CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade