Fausto Fawcett e Os Robôs Efêmeros (1987)
Com um som totalmente alternativo e moderno para a época de seu lançamento, Fausto Fawcett lançou com sua banda de apoio um álbum ímpar no final da década de 1980, misturando sons de new wave e pós-punk com um som também dançante e bem estruturado, além de algumas pitadas do rap, gênero que na época ainda estava começando a aparecer.
As letras do álbum são crônicas de um submundo carioca futurista, com diversas citações à cultura pop e a tecnologia da época e, em sua maioria, com as personagens favoritas de Fausto Fawcett: mulheres loiras. Esses elementos ficam bastante claros em momentos do disco como "Estrelas Vigiadas”, "Rap d’Anne Stark” e "Tânia Miriam”.
Na parte instrumental, as músicas mais fortes são "Drops de Istambul”, canção de teor áspero que conta com slaps do contrabaixo e guitarras estridentes, "Chinesa Videomaker”, com sua melodia dançante em contraste com a letra pesada, sobre o assassinato de uma japonesa dona de uma boate, e a faixa de encerramento do LP, "Juliette”, que conta com participação de Fernanda Abreu e difere-se do resto do álbum por ser um samba bem tradicional, com uma letra bastante abstrata sobre uma loira filha de um jogador da seleção holandesa.
O álbum também tem o grande sucesso da carreira do cantor, "Kátia Flávia, A Godiva do Irajá”, considerado um dos primeiros raps gravados no país. A música conta com um contrabaixo dançante, guitarras com bastante swing e uma letra que fez bastante sucesso na época, com sua curiosa história, inspirada em uma personagem real — a Lady Godiva — e uma notícia lida pelo compositor na época.
Apesar de não ser um nome muito conhecido atualmente, Fausto Fawcett é um compositor brasileiro de grande sucesso. Vários artistas — principalmente a anteriormente citada Fernanda Abreu — gravaram composições suas e fizeram músicas com Fawcett. Entre suas canções mais conhecidas estão "Rio 40 Graus”, "Garota Sangue Bom” — ambas gravadas pela ex-vocalista da Blitz — e "Balada do Amor Inabalável”, sucesso do Skank feita em parceria com Samuel Rosa. Além de músico, Fausto Fawcett também trabalha com outras mídias, sendo jornalista, escritor e roteirista.
Fausto Fawcett e Os Robôs Efêmeros (1987)
Artista: Fausto Fawcett e Os Robôs Efêmeros
Músicos: Fausto Fawcett (voz), Pedro Leão (guitarra), Marcelo Lobato (bateria), Marcos Lobato (baixo) e Carlos Laufer (guitarra e voz)
Produção: Liminha e Vitor Farias
Selo: Warner Music
Músicas:
1.Gueixa Vadia
2.Tânia Miriam
3.Drops de Istambul
4.O Rap d’Anne Stark
5.Kátia Flávia, A Godiva do Irajá
6.A Chinesa Videomaker
7.Estrelas Vigiadas
8.Juliette
Deixe o seu comentário