Corredor Polonês (1987) – Patife Band
Em 1987, o álbum de estreia do Ramones e London Calling do The Clash já havia comemorado sua primeira década de lançamento. Enquanto isso, nesse tempo menos globalizado, o punk — que já havia perdido força no mercado internacional — ainda dava as caras na cena nacional. Um dos grupos mais expressivos do estilo no Brasil — que hoje é praticamente obsoleto — foi a Patife Band, grupo de São Paulo idealizado por Paulo Barnabé e que fez parte do coletivo artístico conhecido como Vanguarda Paulista.
Fazendo uma definição bem subjetiva, a Patife Band mistura o peso punk/hardcore do Ratos de Porão com o experimentalismo de Clara Crocodilo, disco clássico de Arrigo Barnabé em que Paulo — seu irmão — tocou bateria. Como formação, o líder da Patife Band tinha os estudos de música erudita, o interesse por percussões e, a isso, acrescentou a música pesada e simples do punk rock.
Corredor Polonês traz peso do início ao fim, apesar de algumas pouquíssimas exceções. O clima sombrio já retratado na capa preta e branca com imagens mal recortadas dos integrantes do grupo é refletido nas músicas. Algumas têm compassos bem à parte do 4/4 comum do punk rock, com muitas pausas, fraseados e, em alguns casos, poucas variações. Essas características podem ser notadas em faixas como "Pesadelo” e "Tô Tenso”.
Em matéria de letras, o álbum também não peca. Não há como não evidenciar "Poema Em Linha Reta”, poesia de Fernando Pessoa, musicada por Arrigo Barnabé e gravada pela Patife em uma versão que traz o mesmo peso que tem o poema. Outra boa letra do álbum é a de "Pregador Maldito”, música bem caótica que ainda conta com um assobio na introdução.
Apesar de o punk ter em seu conceito a ideia de fazer as músicas de modo bastante simples, todas as extravagâncias e experimentalismos aplicados pela banda não deixam o disco fugir do estilo. O álbum — hoje uma raridade — só foi editado em CD uma vez, sendo lançado no formato em 2002.
Corredor Polonês (1987)
Artista: Patife Band
Selo: WEA
Músicas:
01 – Corredor Polonês
02 – Pesadelo
03 – Chapeuzinho Vermelho (Lil’ Red Riding Hood)
04 – Tô Tenso
05 – Poema em Linha Reta
06 – Teu Bem
07 – Três por Quatro
08 – Pregador Maldito
09 – Vida de Operário
10 – Maria Louca
Deixe o seu comentário