Discopédia - Os primeiros homens que pisaram sobre a Terra

Lucas Vieira - lucasrvieira93@hotmail.com
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Discopédia - Os primeiros homens que pisaram sobre a Terra
Discopédia - Os primeiros homens que pisaram sobre a Terra

Õ Blésq Blom (1989) – Titãs

Quinto álbum da carreira do grupo paulista Titãs, Õ Blésq Blom, com seu nome bastante diferente, criado em um idioma vindo direto de uma praia em Recife, é um dos melhores momentos da banda. Misturando o tradicional pop rock pesado do grupo com experimentos eletrônicos e letras bem construídas, é um disco essencial de sua discografia.

O álbum tem muitos momentos altos, com a banda investindo bastante em efeitos eletrônicos e mesmo as canções com mais inclinações ao pop não soam comerciais. Há críticas de diversas formas, desde o protesto mais claro, como em "Miséria”, ou na pesada "Rácio Símio”. Há também a metafórica "O Camelo e o Dromedário”, com um estilo muito parecido com o reggae, e o lado mais punk do grupo não deixa de aparecer, em músicas como "Palavras”, "Medo” e "32 dentes”.

Õ Blesq Blom também tem letras muito bem feitas. "Rácio Símio”, como o próprio título já mostra, traz trocadilhos e, se não bastasse, ainda antíteses interessantes. O álbum também tem um poema que flerta com o concretismo em "Pulso” e a belíssima "Flores”, misturando um violão de aço bastante limpo e a guitarra com uma distorção pesada com uma bateria quase mecânica.

Quem faz tanto a abertura quanto o encerramento do disco é a dupla de repentistas Mauro e Quitéria, encontrados pelo grupo paulista na praia de Boa Viagem, em Recife. A mistura de idiomas que os repentistas fazem forma frases ininteligíveis, porém fortes, com musicalidade e ritmos únicos. O título do álbum significa, segundo Mauro, "os primeiros homens que pisaram sobre a Terra”.

 

Õ Blésq Blom

Artista: Titãs

Músicos: Charles Gavin (bateria), Liminha (bateria eletrônica, programação de teclados, percussão eletrônica e guitarra), Marcelo Fromer (guitarra e violão), Nando Reis (baixo e voz), Paulo Miklos (voz e saxofone), Sérgio Britto (programação de teclados, voz e teclados) e Tony Bellotto (guitarra, violão de 12 cordas e violão)

Produção: Liminha

Selo: Warner

Músicas:

Introdução Por Mauro e Quitéria

Miséria

Racio Símio

O Camelo E O Dromedário

Palavras

Medo

Flores

O Pulso

32 Dentes

Faculdade

Deus E O Diabo

Vinheta Final Por Mauro E Quitéria





CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Música
Publicidade