Discopédia - “O som dos dois foi modificado pelo som dos dois”

Lucas Vieira - lucasrvieira93@hotmail.com
sexta-feira, 15 de agosto de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Discopédia - “O som dos dois foi modificado pelo som dos dois”
Discopédia - “O som dos dois foi modificado pelo som dos dois”

Isso Vai Dar Repercussão · Itamar Assumpção e Naná Vasconcelos (2004)

Nascido de uma ideia do cantor maranhense Zeca Baleiro, "Isso Vai Dar Repercussão” reuniu dois monstros da música brasileira. De um lado, as composições urbanas e poéticas de Itamar Assumpção, um dos pilares do grupo de artistas batizado na década de 1980 como Vanguarda Paulista. Do outro, a percussão inovadora do pernambucano Naná Vasconcelos, importante percussionista brasileiro que integrou grupos como Som Imaginário e Codona, além de ter tocado com artistas de renome internacional.

A maioria das faixas do álbum é simples e mostra as principais características dos trabalhos dos músicos em perfeita harmonia. O uso da dinâmica do contrabaixo para compor, tradicional na obra de Itamar, aparece em algumas faixas, como "Cabelo Duro”, que traz uma das únicas participações de Naná cantando e "Próxima Encarnação”, com violão bastante rítmico. Naná brinca bastante durante o álbum, com sua voz percussiva, na faixa de abertura "Leonor”, o uso de instrumentos caseiros, com o timbre metálico das panelas em "Justo Você Berenice”, e um verdadeiro show percussivo em "Assim Naná Ensina”, homenagem de Itamar ao pernambucano.

Assumpção assina todas as composições do álbum, passando pelo samba, com a letra realista de "Leonor”, até as citações de "Justo Você Berenice” e "Próxima Encarnação”, que tem uma letra bastante poética. Vale destacar a participação do trombone de Bocato e também a voz de Anelis Assumpção, filha do cantor que hoje trabalha em carreira solo, tendo lançado seu primeiro disco em 2011.

Mesmo dez anos após sua morte, ouvir um disco de Itamar Assumpção ainda é uma grata surpresa. Com a participação de músicos que integraram sua banda de apoio, a Isca de Polícia, os arranjos do baixista Paulinho Lepetit deram o tempero que faltava no disco, surgido da ideia simples de ter somente o som de Naná e Itamar nas gravações. O disco, gravado em 2002, só chegou às lojas em 2004, um ano após a morte de Itamar Assumpção por câncer no intestino em 2003.

 

Isso Vai Dar Repercussão (2004)

Artistas: Itamar Assumpção e Naná Vasconcelos

Músicos: Itamar Assumpção (violão e voz), Naná Vasconcelos (percussões, voz e palmas), Paulo Lepetit (baixo, violões, teclados e samplers), Bocato (trombone), Anelis Assumpção (voz), Claudia Missura (palmas), Vange Milliet e Tata Fernandes (vozes e palmas).

Produção: Paulo Lepetit

Selo: Elo Music/Boitatá

Faixas:

1. Leonor

2. Cabelo Duro

3. Próxima Encarnação

4. Fim de Festa

5. Justo Você Berenice

6. Aculturado

7. Assim Naná Ensina



 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade