Discopédia - Ninguém os supera em vibração

Lucas Vieira - lucasrvieira93@hotmail.com
sexta-feira, 02 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Discopédia - Ninguém os supera em vibração
Discopédia - Ninguém os supera em vibração

Barra 69 (1972) – Caetano Veloso e Gilberto Gil

 

Na década de 1960, Gilberto Gil e Caetano Veloso mudaram consideravelmente os padrões da música popular no Brasil com o movimento artístico que ficou conhecido como Tropicalismo. Mas, como tudo na vida tem um preço, os dois pagaram caríssimo no fim daquela década, quando o movimento estava em alta: foram privados de permanecer no país pela ditadura militar.

Após serem presos em dezembro de 1968, os dois baianos passaram tempos difíceis, em presídios distintos. Já não bastasse o complicado período na clausura, meses depois seriam ambos exilados. Porém, antes de partirem, Gil e Caetano tiveram a oportunidade de fazer shows de despedida, realizados nos dias 20 e 21 de julho de 1969.

Barra 69 é o registro da despedida dos tropicalistas do país. Misturando o repertório dos primeiros discos dos músicos, o álbum — que só seria lançado em 1972, ano em que Gil e Caetano voltariam do exílio — peca na qualidade da gravação; entretanto, tem um grande valor histórico, e a qualidade caseira do registro não deixa de adicionar um charme.

Os pontos altos do disco são "Superbacana”, cantada em um ritmo diferente da versão do álbum de 1968 de Caetano, com direito a citações de "For No One” — dos Beatles — e de "Panis et Circencis”; "Madalena”, de Gil, com o grande solo de Pepeu Gomes na guitarra, e "Atrás do Trio Elétrico”, valorizando a cultura do carnaval baiano de uma forma bem eletrificada.

Ainda como destaque tem a faixa de encerramento do disco, um medley que reúne "Alegria, Alegria”, em uma versão rápida, valorizando elementos do rock, "Hino do Esporte Clube Bahia” e "Aquele Abraço”, que encerram o LP como uma verdadeira despedida dos artistas ao Brasil.

Barra 69 é um ótimo disco, que reúne grandes momentos da Tropicália, com seus dois proclamados líderes no palco. De quebra, a dupla é acompanhada pelos músicos Pepeu e Jorginho Gomes, que, futuramente, integrariam o grupo Novos Baianos. Outra curiosidade ligada à banda é que, em um dos dois shows da gravação de Barra 69, Pepeu e Baby Consuelo se viram pela primeira vez.

 

Barra 69

Artistas: Caetano Veloso e Gilberto Gil

Músicos: Gilberto Gil (voz e violão), Caetano Veloso (voz), Pepeu Gomes (guitarra), Jorginho Gomes (bateria), Carlinhos (baixo) e Lico (guitarra). Participações do Conjunto Folclórico Viva Bahia e da Escola de Samba do Garcia.

Produção: Paulo Lima e Roberto Santana

Selo: Polygram/Philips

Músicas:

Cinema Olímpia

Frevo Rasgado

Superbacana

Madalena

Atrás do Trio Elétrico

Domingo No Parque

Alegria, Alegria/ Hino do Esporte Clube Bahia/ Aquele Abraço



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Música
Publicidade