Lucas Vieira . lucasrvieira93@hotmail.com
Considerada uma das precursoras do estilo New Wave — gênero que misturava rock, música eletrônica e experimentalismo — no Brasil, o álbum de estreia da Gang 90 é um clássico esquecido da música brasileira da década de 1980. Além da mente criativa e inquieta de Júlio Barroso, o líder da banda, a Gang 90 contou com a participação de muitos músicos de renome, como o guitarrista Wander Taffo (Rádio Táxi), Gigante Brazil (Isca de Polícia) e Luiz Paulo Simas (Vímana).
Essa Tal de Gang 90 & As Absurdettes tem uma seleção de músicas muito criativa, desde hits como "Nosso Louco Amor” — que chegou a ser tema de novela na época —, "Telefone” e "Perdidos Na Selva”, até músicas mais experimentais, como o jazz selvagem de "Mayacongo” e o festival de citações em "Românticos a Gô-Gô”. O disco atinge em cheio o clima e a sonoridade dos anos 80, com efeitos de eco na guitarra, o baixo passeando em frequências médias e os diferentes timbres de teclado. As vocalistas da banda também chamavam atenção tanto pela beleza, quanto pelo estilo irreverente de cantar e se apresentar. Destaque para a participação das moças são as canções "Dada Globe Orixás” e "Eu Sei Mas Eu Não Sei”.
As letras de Júlio refletem na poesia urbana da época, como notado em "Convite ao Prazer”, parceria de Júlio com Wander Taffo e Lee Marcucci, além da influência beatnik na formação do cantor — que também era DJ e jornalista — que podem ser percebidas principalmente em "Jack Kerouac”, que narra um fantasioso encontro do compositor com o cultuado escritor beat. Até nas músicas em que se percebe um tino mais comercial sente-se a qualidade das composições, com refrões fortes e fáceis de decorar.
Em 1984, Júlio Barroso morreria em um misterioso acidente, quando caiu da janela de seu apartamento. A banda ainda seguiria sem seu mentor, porém sem atingir maiores sucessos. O legado da banda e de seu LP de estreia está no marco de traduzir um dos populares estilos da década para o Brasil, além de ter contado com a parceria de vários músicos que foram parte integral dos anos 80, como Guilherme Arantes, Lobão e Wander Taffo.
Essa Tal de Gang 90 & As Absurdettes (1983)
Artista: Gang 90 & As Absurdettes
Músicos: Júlio Barroso (voz), May East (voz), Wilma Nascimento (voz), Alice Pink Pank (voz), Lonita Renaux (voz), Wander Taffo (guitarra), Herman Torres (guitarra e voz), Luiz Paulo Simas (teclados), Otávio Fialho (baixo), Albino Infantozzi (bateria), Gigante Brazil (bateria)
Produção: Luiz Fernando Borges
Selo: RCA
Músicas:
Nosso Louco Amor
Românticos A Go-Gô
Telefone
Eu Sei, Mas Eu Não Sei (I Know But I don’t Know)
Convite Ao Prazer
Dada Globe Orixás (Spaced Out In Paradise)
Perdidos Na Selva
Noite e Dia
Mayacongo
Jack Kerouac
Deixe o seu comentário