Serra Elétrica Apresenta (2014) – Vários Artistas
A quantidade de bons artistas que Nova Friburgo oferece aumenta a cada dia. Os estilos são os mais variados, com influências muitas vezes inesperadas e, com isso, tornam a cena da cidade cada vez mais rica. Ciente disso, o Coletivo Serra Elétrica abraçou esses artistas em uma iniciativa — junto da banda O Vazio — para apresentar ao grande público esses novos talentos. Assim surgiu a coletânea Serra Elétrica Apresenta, que teve sua festa de lançamento na última sexta-feira, 19.
O disco possui 12 faixas — sendo duas de cada artista — e conta com músicas de seis artistas da cidade. São eles: Combo S/A, O Bira Já, Jozi Lucka, O Vazio, Camerata Violétrica e Fábio FG.
Quem abre a coletânea são os anfitriões, o grupo O Vazio. A banda traz um rock n’ roll com bastante raiz de blues executado com garra em "Vendi Minha Alma Ao Rock n’ Roll” e muita influência da vertente progressiva em "Mistérios São Mais Atraentes Que Uma Solução”. O Combo S/A dá sequência ao álbum, apresentando "All In”, com sua letra metafórica e depois o pesado "Blues #1”.
Saindo do Rock N’ Roll clássico, entra o rap de Fábio FG, contando com as participações de Ludmila Sathler Moreira e Luiz Rodrigo Moreira. A primeira faixa, "A Ponte”, traz uma base com percussão e teclado e a segunda, "O Que Há De Errado Comigo”, traz uma letra com protestos contra o preconceito. Após os dois raps, entram as faixas do Camerata Violétrica. A banda — com sua formação diferenciada, contando com muitos instrumentos de cordas — traz referência de música regional, que pode ser percebida não só no som, mas também na temática da letra da primeira música do grupo na coletânea, "O Mito do Mão de Luva”, que conta a história do lendário contrabandista que encontrou ouro na Região Serrana. A segunda música do Camerata é "Além do Céu em Minhas Mãos”, que traz distorções em contraste com timbres de música folk.
O Bira Já traz as duas músicas seguintes. "Janelas” começa com notas meio progressivas e, após sua introdução, revela-se como uma música bastante influenciada pelo rock das décadas de 1980 e 1990, com timbres bem fiéis aos efeitos da época. A segunda faixa do grupo na coletânea é "Sutileza”, que traz em sua base guitarras pesadas em contraste a uma bateria com marcante presença. Finalizando o disco, Jozi Lucka apresenta um pop-rock com influência de MPB. A primeira faixa, "Pra Te Pegar”, destaca a voz suave da cantora e as bases de violão. Já a segunda, "Esse Meu Rio”, com letra sobre o Rio de Janeiro, traz a voz suave da cantora e um belo timbre de órgão.
Serra Elétrica Apresenta
Artistas: O Vazio, Combo S/A, Fábio FG, Camerata Violétrica, O Bira Já e Jozi Lucka
Produção: Coletivo Serra Elétrica
Selo: Independente
Músicas:
Vendi Minha Alma Ao Rock N’ Roll (O Vazio)
Mais Atraente Que Uma Solução (O Vazio)
All-In (Combo S/A)
Blues #1 (Combo S/A)
A Ponte (Fábio FG)
O Que Há de Errado Comigo (Fábio FG)
O Mito Do Mão De Luva (Camerata Violétrica)
Além do Céu Em Minhas Mãos (Camerata Violétrica)
Janelas (O Bira Já)
Sutilezas (O Bira Já)
Pra Te Pegar (Jozi Lucka)
Esse Meu Rio (Jozi Lucka)
Deixe o seu comentário