Loki? foi gravado ao vivo dentro do estúdio, numa época em que Arnaldo estava muito depressivo e triste. O disco conta com os arranjos do “mago” Rogério Duprat em “Uma pessoa só” e “Cê tá pensando que eu sou Loki?”, além da participação dos também Mutantes Dinho Leme (bateria) e Liminha (baixo). Loki? é um disco muito pessoal, mostra como o Arnaldo era e como estava se sentindo após ter saído dos Mutantes e ter se separado de Rita Lee. Resumindo, Loki? é um desabafo.
“Será que eu vou virar bolor?” e “Vou me afundar na lingerie” expressam bem essa tristeza do Arnaldo. “Uma pessoa só”, música dos Mutantes, presente no disco O A e o Z, recebeu uma nova roupagem, com os arranjos feitos por Duprat, sem as longas passagens instrumentais. Arnaldo também fez uma música pedindo desculpas a Rita, a faixa “Desculpe”, com Arnaldo dando o melhor da sua voz e da sua genialidade nas teclas — Arnaldo toca aqui órgão, clavinet e o lendário sintetizador Moog, sem contar com uma perfeita linha de baixo tocada por Rafa. Falando ainda nas teclas, há aqui uma canção instrumental, chamada “Honky Tonky”, onde Arnaldo despeja seu virtuosismo e a canção é bem definida no encarte do disco: “só piano”. Arnaldo abrange a ideia de que as coisas perderam os sentidos e mostra que tanto faz viver ou morrer na canção “Não estou nem aí”, outra das mais puxadas para o rock. “Te amo podes crer” também aborda essa ideia, sendo esta uma canção bem complexa pela letra sofisticada. Já “Navegar de novo” é uma espécie de clamor pela vida, onde Arnaldo também fala do espaço, velocidade da luz e toda aquela onda espacial que ele tanto curte. Bom, “Cê tá pensando que eu sou Loki?”, a canção-síntese do disco, é junto de “Balada do Louco” a definição de quem é o Arnaldo Baptista e mostra grande influência do samba e da bossa nova no som do músico. Por fim, temos a curtinha “É Fácil”, composta apenas por três versos, violão de 12 cordas e voz, reunindo uma série de fatores, como blues, psicodelia e música indiana. Leia mais em http://dizconauta.wordpress.com
Nome: Loki?
Ano: 1974
Produção: Roberto Menescal e Marco Mazzola
Músicos: Arnaldo Baptista (piano, órgão, clavinet, sintetizador, violão de 12 cordas e vocal), Liminha (baixo), Dinho Leme (bateria), Rafa (baixo) e Rita Lee (backing vocals)
Faixas:
1. Será que eu vou virar bolor?
2. Uma pessoa só
3. Não estou nem aí
4. Vou me afundar na lingerie
5. Honky Tonky (Patrulha do Espaço)
6. Cê tá pensando que eu sou Loki?
7. Desculpe
8. Navegar de novo
9. Te amo podes crer
10. É fácil
Deixe o seu comentário