Discopédia - Expresso 2222 - 21 a 23 de maio 2011

Por Lucas Vieira
sexta-feira, 20 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Discopédia - Expresso 2222 - 21 a 23 de maio 2011
Discopédia - Expresso 2222 - 21 a 23 de maio 2011

Gil e Caetano foram exilados em 1968. Escolheram ficar na cidade de Londres, onde Gil comprou sua primeira guitarra e começou a estudar. Ele viu muitos shows de rock nesse período, além de ter ido com Caetano a dois festivais da Ilha de Wight. Em 1972, voltaram ao Brasil com novas canções. Gil ainda trouxe na bagagem duas guitarras e um filho, Pedro, o garoto na capa do álbum. Tudo que viveu no exílio o influenciou nas composições desse álbum, que contou com um quarteto que fazia grandes trabalhos na época, formado por Lanny Gordin, Bruce Henry, Tutty Moreno e Antônio Perna. Gravaram também com Jards Macalé e Gal Costa.

Gil mostra nesse álbum um lado mais pop, embalado pelo rock, sem perder as raízes baianas, que aumentaram com a distância. O disco começa com “Pipoca moderna”, tocada com a Banda de Pífaros de Caruaru, grupo que Gil queria gravar há tempos. A segunda canção, “Back in Bahia”, foi a escolhida para abrir seus shows conhecidos como “shows da volta”. Em “O canto da ema”, Gil transforma a canção num samba elétrico, com direito a um ótimo solo de baixo do Bruce. “Chiclete com banana” é uma demonstração da influência do jazz, mesclando elementos do samba ou, como Gil chama na música, o “Samba-Rock”. “Sai do sereno”, uma união do forró com a guitarra, conta com a participação de Gal Costa. O clássico “Expresso 2222”, título do álbum, é uma homenagem de Gil a um trem que ia para Salvador. “O sonho acabou” foi feita em 1971, no festival de Glastonbury, onde Gil sentiu que era o fim da era hippie e se inspirou na famosa frase de John Lennon. Gil finaliza o álbum com “Oriente”, uma canção reflexiva que mostra bem a forma como Gil passou então a tocar violão, diferente dos tempos do Tropicalismo. Saiba mais em: http://dizconauta.blogspot.com

Nome: Expresso 2222

Ano:1972

Produção: Guilherme Araújo

Músicos: Gilberto Gil(vocal e violão), Lanny Gordin(guitarra e baixo), Bruce Henry(baixo), Antônio Perna(piano e celesta) e Tutty Moreno(bateria e percussão)

Faixas:

1.Pipoca Moderna

2.Back in Bahia

3.O Canto da ema

4.Chiclete com banana

5.Ele e eu

6.Sai do sereno

7.Expresso 2222

8.O sonho acabou

9.Oriente

10.Cada macaco no seu galho(chô,chuá)

11.Vamos passear no astral

12.Está na cara, está na cura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade