The Velvet Underground & Nico (1967)
O ano de 1967 não foi só mais um ano para a música popular no mundo. Muitos álbuns que figuram o topo das listas de gravações consagradas foram lançados naquele ano. Mesmo com todas as cores do rock psicodélico, em Nova Iorque, nos estúdios Factory, do artista plástico Andy Warhol, surgia um grupo ímpar que, apesar de nunca ter alcançado um grande sucesso, deixaria uma influência incalculável no trabalho de artistas que viriam a aparecer posteriormente.
Apadrinhados por Warhol, o grupo lançou em 1967 um álbum que misturava a temática e a estética do famoso ateliê do artista – onde aconteciam festas com mostras de filmes, exposições e também shows – com sons experimentais, misturando instrumentos tradicionais do rock, com afinações diferentes de guitarra, uma viola – instrumento de orquestra, semelhante ao violino – eletrificada e uma bateria de timbre bastante grave. Além disso, o grupo ainda contou com a participação – sugerida por Andy Warhol – da cantora alemã Nico, que cantou três músicas no álbum.
Apesar de alguns sons do álbum soarem sujos, as distorções pesadas que marcariam o rock futuramente aparecem muito pouco e discretamente. As guitarras de Lou Reed possuem uma distorção leve, que não chega a agredir os ouvidos, mas também não deixa o som passar limpo. Isso pode ser notado na maioria das músicas, principalmente no blues com toque de experimentalismo "Run Run Run” e na clássica "I’m Waiting For The Man”. Ao mesmo tempo em que traz músicas pesadas, algumas baladas aparecem em The Velvet Underground & Nico, como "Femme Fatale”, provavelmente a canção do grupo mais conhecida, "There She Goes Again” com muitas características do rock dos anos 1960 e a calma faixa de abertura "Sunday Morning” – que conta com John Cale tocando celesta.
As letras do álbum giram em torno de tudo que caracteriza a banda. As drogas em "I’m Waiting For The Man” e "Heroin” – vale ressaltar os timbres ímpares do grupo nessa faixa –, o subterrâneo da sociedade americana nos anos 1960 – com "All Tomorrow’s Parties” e "Run Run Run” – e também o sexo em "Venus In Furs”, grande destaque do disco, com seu clima sombrio e contando com os instrumentos experimentais do grupo, como a viola de John Cale e a guitarra ostrich de Lou Reed, que possuía todas as cordas afinadas com a nota ré, dando um timbre bastante curioso.
Apesar de terem lançados outros bons álbuns na carreira, o álbum de estreia do Velvet Underground é sua obra-prima. A capa clássica, feita por Andy Warhol, trazia um adesivo de uma banana que, quando retirado, revela a fruta descascada. Ao seu lado, há o escrito "Peel slowly and see” ("Descasque devagar e veja”), uma sugestão que vale tanto para a arte do disco como para seu conteúdo.
The Velvet
Underground & Nico
Artista: The Velvet Underground & Nico
Músicos: Lou Reed (voz, guitarra e guitarra ostrich), Sterling Morrison (baixo, guitarra e vocais), John Cale (celesta, piano, baixo, viola elétrica e voz), Maureen Tucker (bateria e percussão) e Nico (voz)
Produção: Andy Warhol e Tom Wilson
Selo: Verve
Músicas:
Sunday Morning
I’m Waiting For The Man
Femme Fatale
Venus In Furs
Run Run Run
All Tomorrow’s Parties
Heroin
There She Goes Again
I’ll Be Your Mirror
The Black Angel’s Death Song
European Son
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