A Universidade Candido Mendes (Ucam) recebeu terça-feira, 3, a visita de Paola Tedeschi, diretora para o Brasil da Italian Culinary Institute for Foreigners — uma das mais renomadas escolas de gastronomia da Europa, sediada na região de Piemonte na Itália, funcionando dentro do castelo medieval de Costigliole d’Asti, fundada em 1991 por um grupo de chefs italianos, com o objetivo de promover a imagem da cozinha italiana no exterior. A escola organiza cursos master, para chefs que pretendem se especializar na moderna cozinha italiana, e cursos temáticos, de curta duração, para os amantes da gastronomia italiana.
O convite partiu do diretor da Escola de Gastronomia da Candido Mendes o chef Salvador Netto, quando esteve durante o mês de outubro fazendo um curso de especialização naquele instituto. A visita técnica da representante do no Brasil da ICIF teve como objetivo uma aproximação que possa viabilizar futuras parcerias entre as duas escolas, permitindo intercâmbio entre alunos e professores.
Após conhecer as instalações da EGCM no Country Clube, onde ficou impressionada com a estrutura oferecida aos alunos e o nível técnico de ensino desenvolvido, Paola se dirigiu à sede da Universidade, no bairro Vilage, onde foi recebida pelo diretor Roosevelt Concy e pelo coordenador geral Francisco Assis.
Na quarta-feira, 4, a visita continuou no campus Niterói da Candido Mendes, com o objetivo de estreitar as relações visando uma possível parceria com abertura de uma nova escola de gastronomia da Universidade. A iniciativa é do pró-reitor Alexandre Gazé, que, à semelhança do sucesso alcançado em Nova Friburgo, quer editá-lo já agora em outra unidade e com assinatura de parceiros internacionais.
Deixe o seu comentário