Henrique Amorim
O diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Rangel Ventura, foi condecorado na quinta-feira, 5, durante um café da manhã no Hotel Dominguez Plaza, na Praça do Suspiro, com o título de Personalidade do Ano. A honraria foi sugerida pelo Rotary Club Suspiro, presidido pelo cirurgião José Antônio Verbicário Carim, e foi compartilhada pelos demais cinco presidentes: do Rotary Imperador, Marcelo Góes Telles de Brito; Caledônia, Edson Borges; Mury, Sílvio Salgado Inácio; e Nova Friburgo, Antônio Carlos Celles Cordeiro, representado pelo advogado Rodrigo Guimarães. A homenagem especial ao diretor de A VOZ DA SERRA, órgão de circulação ininterrupta há quase 64 anos, foi o destaque da primeira reunião conjunta dos Rotary friburguenses este ano.
De acordo com o presidente do Rotary Suspiro, José Antônio Verbicário Carim, a homenagem especial às personalidades do município deverá acontecer sempre na primeira reunião conjunta do ano e os homenageados serão indicados cada vez por um Rotary Club. “A escolha de Laercio Ventura para a série de homenagens especiais que iniciamos foi substancial. O Laercio é um ícone da imprensa local. Ele é um marco de representatividade da comunicação em Nova Friburgo, sem contar que A VOZ DA SERRA está sempre presente no dia-a-dia da cidade, revelando os principais acontecimentos que mexem e influem em nossas vidas. Não existe ninguém mais presente nesta cidade que o Laercio Ventura, um homem de fibra e extremo valor, que merece com louvor a nossa reverência”, sustentou Carim.
Laercio Ventura, que já foi rotariano, não escondeu a emoção com a homenagem surpresa ofertada pelos cinco clubes do Rotary em Nova Friburgo e disse estar certo de que, na verdade, não existe ex-rotariano. “A gente até pode se afastar, mas nunca se esquece do grande lema do Rotary, que é servir sempre, por isso nunca deixo de prestigiar as atividades promovidas pelo Rotary na cidade. Já que o Rotary é composto por fatias da comunidade friburguense, ao receber essa honrosa homenagem, me sinto reverenciado então por toda Nova Friburgo. Com o passar dos anos, me emociono mais e uma honraria dessas com certeza é motivo de muita emoção para mim. Mesmo sendo um pouco avesso a homenagens, estou lisonjeado com essa honraria”, disse o diretor de A VOZ DA SERRA, aplaudido de pé por mais de cem rotarianos que participaram da sessão especial em sua homenagem e também por sua filha Adriana Ventura.
Na ocasião Laercio Ventura saudou o prefeito Heródoto desejando-lhe boa sorte na gestão administrativa. O prefeito retribuiu os votos destacando seu mais novo projeto de transformação, por decreto, de Nova Friburgo num grande parque. “Nosso município tem mais de mil quilômetros de extensão, sendo cerca de 900 quilômetros de área verde. Somos um verdadeiro parque com uma cidade dentro. O prefeito então deve ser o gerente do parque e o gestor da cidade. Precisamos também criar a grande estrada do contorno ligando Cascatinha a São Lourenço, Amparo a São Pedro da Serra, Lumiar a Stucky e Mury a Cascatinha, desenvolvendo o turismo. Vamos vender nossas belezas naturais”, frisou o prefeito durante a reunião, que contou ainda com as presenças dos ex-governadores do Rotary Club Dalton Carestiato e Sílvio Ruiz; o presidente do Lions Clube, Nelson Spitz; a presidente da Casa da Amizade, Maria José Ruiz; e o futuro governador indicado do distrito 4410, Sebastião Ventura.
Laercio Rangel Ventura, o Dom Quixote da imprensa friburguense
Coube ao rotariano e amigo pessoal do diretor de A VOZ DA SERRA, o diretor executivo da Universidade Candido Mendes e atual secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, apresentar a homenagem especial do Rotary a Laercio Ventura. Ele destacou que o homenageado merecidamente já coleciona vários prêmios, entre eles a comenda Barão de Nova Friburgo, ofertada pela Câmara dos Vereadores de Nova Friburgo e tida como a maior honraria do município. Laercio também já presidiu o extinto Esperança Futebol Clube, que originou o Nova Friburgo Futebol Clube, foi contador e administrador de empresas por mais de 20 anos, dedicando-se destacadamente à indústria Sinimbu.
Roosevelt observou ainda que a dedicação de Laercio no acompanhamento do dia-a-dia de A VOZ DA SERRA impressiona. “É comum ele (Laercio) chegar logo cedo e acompanhar todo o processo de edição do jornal, que é uma referência no setor, já que é o segundo mais antigo do estado, e permanecer na empresa até a noite, abrindo mão de momentos de lazer e descanso ao lado de sua esposa Maria José”, disse Roosevelt, lembrando a paixão de Laercio pelo tricolor das Laranjeiras, o Fluminense Futebol Clube. “Embora dedique-se integralmente ao trabalho, reservando pouco tempo para o descanso, Laercio recentemente descobriu o prazer de viagens de navio, seu mais novo hobby, além da frequência periódica às praias de Cabo Frio, não dispensando sempre que pode, nos fins de semana, um bom banho de mar.
Na homenagem especial registrou-se também a dedicação de Laercio ao jornal ainda com 15 anos de idade, quando começou a ajudar o pai, o fundador de A VOZ DA SERRA, Américo Ventura, aprendendo desde cedo a vencer os muitos desafios de um órgão de imprensa e a manter vivo até os dias de hoje o legado do saudoso Venturinha. “O jornal A VOZ DA SERRA é vibrante, competente e um remanescente nato dos grandes jornais que marcaram época e sucumbiram com o tempo. A VOZ DA SERRA mantém-se sempre atual com a pretensão de escrever a história de Nova Friburgo, servindo até mesmo como fonte para muitas pesquisas sobre o município”, falou Roosevelt Concy, ante a emoção visível de Laercio.
Prestação de serviços
Durante a reunião especial o Rotary Suspiro prestou contas de seus projetos sociais com a entrega de cinco kits de medição de glicose sanguínea para crianças diabéticas do tipo 1 (que dependem da aplicação diária de doses de insulina) e ainda cestas básicas para famílias assistidas pelo Rotary Suspiro. Os rotarianos Solange Freitas (dermatologista) e Carlos Alberto Braga (advogado e presidente do Conselho Comunitário de Segurança – CCS – do 11ºBPM) prestaram homenagens às mulheres rotarianas. Ao fim da reunião, o Rotary Suspiro entregou flâmulas aos companheiros dos demais clubes Rotary da cidade.
Deixe o seu comentário