Diretor da Petrobras cumpre agenda em Nova Friburgo

sexta-feira, 02 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A convite do vereador Cláudio Damião (PT), o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, cumpre em Nova Friburgo neste dia 2 agenda com setor produtivo e acadêmico. Às 19h ele ministrará palestra sobre Os desafios do Brasil na área do petróleo, no Teatro Irmã Sânia Cosmelli, da Faculdade Santa Dorotéia, com entrada franca. A palestra se aterá o menos possível aos aspectos técnicos do pré-sal e focará nos impactos gerados para a sociedade brasileira, principalmente para a juventude. O evento faz parte de esforços de Damião para aproximar Nova Friburgo do setor de petróleo e gás. Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas pelo telefone 2522-1516 (ramal 227) ou e-mail rodrigo7garcia@yahoo. com.br.

Estrella ainda visitará uma empresa local que fabrica equipamentos para o setor de petróleo - onde se reunirá também com representantes de outras empresas -, as instalações do campus da Uerj, para conhecer tecnologias desenvolvidas pelos laboratórios da universidade.

Visita busca alternativas de desenvolvimento

A visita do diretor Estrella atende a um pedido de Cláudio Damião, que há um ano desenvolve ações para aproximar Nova Friburgo do setor de petróleo e gás. Para o vereador, Nova Friburgo e região têm vantagens como a tradição industrial, a proximidade com o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – Comperj, um polo educacional e tecnológico em expansão e acesso rodoviário facilitado à Bacia de Campos. Por isso, acredita o vereador, o município pode fornecer à Petrobras materiais e equipamentos para projetos da companhia, mão de obra formada na cidade, materiais e serviços à Bacia de Campos e pode ser sede de instalações secundárias do Comperj – como unidades de treinamentos, pesquisas e empresas atraídas pelo polo.

Manifesto propõe criação de fórum

No último dia 25, no Sebrae, Cláudio Damião lançou o manifesto Petróleo e gás gerando emprego e renda em Nova Friburgo. O documento, entre várias propostas, defende que a cidade crie um fórum composto pelo setor produtivo, poderes públicos, trabalhadores e terceiro setor, especificamente para cuidar de ações junto à cadeia de petróleo e gás. O texto integral do documento pode ser obtido no site www.claudiodamiao.com.br ou no blog www.claudio damiaonf.blogspot. com.

A Prefeitura, os vereadores e deputados friburguenses, entidades e empresas serão convidados a subscrever o documento que, segundo Damião, deve ter resultados apartidários e a união dos diversos atores da cidade.

Estrella é responsável direto pela descoberta do pré-sal

O geólogo Guilherme Estrella, 67, morador de Nova Friburgo há 15 anos, foi funcionário de carreira da Petrobras entre 1965 e 1994. Neste período participou do seleto grupo de geólogos que perfurou os primeiros poços marítimos brasileiros, trabalhou para a petrolífera no Iraque e dirigiu o Cenpes (Petrobrás), o maior centro de pesquisa da América Latina. Em 2003 foi convidado pelo presidente Lula a assumir a área de exploração da companhia e atualmente coordena mais de 600 projetos que vão exigir investimentos de US$ 92 bilhões (R$ 188 bilhões) no período entre 2009 e 2013. Estrella liderou duas importantes frentes para o país: a conquista da autossuficiência do petróleo, em 2006, e a descoberta de petróleo na camada pré-sal, ano passado, considerado o fato de maior relevância no mercado petrolífero ocidental nas últimas décadas. Recentemente, em viagem do presidente Lula à China, o geólogo foi publicamente homenageado, quando o presidente brasileiro quebrou o protocolo e apresentou Estrella ao presidente chinês como “o geólogo que descobriu o pré-sal”. Entusiasta do Brasil e da juventude brasileira, Estrella fará em Nova Friburgo uma palestra falando sobre os detalhes do desafio de explorar a camada pré-sal mas, principalmente, explicando aos jovens as oportunidades do futuro brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade