(SECOM) - No próximo dia 27 de junho, de 9 h às 16 horas, no Teatro Municipal (Suspiro), acontece o 1º Fórum de Bem-estar Animal de Nova Friburgo, com o objetivo de promover um debate sobre a qualidade de vida dos animais no município. “O Fórum é uma das primeiras ações coordenadas do governo municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com ONGs e entidades de defesa dos animais, a fim de elaborar uma proposta de consenso, no sentido da elaboração de um projeto de lei para a criação da Coordenadoria de Bem-estar Animal em Nova Friburgo”, explicou a funcionária da Secretaria, Carla Freire.
As discussões serão norteadas pela teoria do cientista e professor John Webster, que abordou o conceito moral que envolve os animais, atribuindo-lhes a capacidade de gerar experiências subjetivas, tais como estados afetivos, sofrimento em condições adversas e mesmo sentimentos de prazer em situações agradáveis.
O fórum pretende abordar, junto com a comunidade, o direito dos animais a serem livres de fome e de sede; livres de desconforto; livres de dor, lesões ou doenças; livres para expressar os seus comportamentos normais e livres de medo e aflição.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ivison Soares Macedo, que considerou Nova Friburgo como uma cidade turística por natureza, faz-se necessária uma ação para resolver o problema do aumento descontrolado de animais abandonados. “ Estamos realizando este Fórum no intuito de promover um amplo debate que busque soluções estruturais e equacione a curto, médio e longo prazos, mas de maneira definitiva, a questão dos animais de rua do município, com a elaboração consensual de um plano de ação”, explicou o engenheiro Ivison.
O Fórum contará com palestras e discussões acerca do assunto, além da constituição de um plano para a criação de um órgão que coordene as ações de defesa dos animais em Nova Friburgo.
Uma defensora incansável dos animais
A palestrante Maria da Graça Dutra, coordenadora do projeto Bem-estar Animal de Florianópolis, Santa Catarina, teve a vida dedicada à miltância pela causa dos animais. Formada em História e Geografia, trabalhou como voluntária na Fundação Altarriba Amigos dos Animais, em Barcelona, e tornou-se delegada da mesma instituição no Brasil.
Maria da Graça virá ao fórum em Nova Friburgo com o objetivo de auxiliar na implantação da Coordenadoria do Bem-estar Animal do município. Experiente no campo de defesa animal, foi a idealizadora do projeto e acabou nomeada pelo prefeito Dario Berger para coordenar, em Florianópolis, ação pioneira de proteção aos animais.
Direitos dos animais
Aprovada pela Unesco, em 1978, em Paris, a Declaração Universal dos Direitos do Animal, segue a mesma linha filosófica da Declaração Universal dos Direitos do Homem, votada há 61 anos pela ONU. O doutor Georges Heuse, secretário geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana e ilustre cientista, foi quem propôs este documento.
No texto da declaração, que não foi assinada pelo governo brasileiro e, portanto, não tem efeito de lei no país, os animais devem ter o respeito do homem, devem ter o direito de serem livres em seu habitat e de não serem usados em experiências dolorosas, além de outra série de afirmações, entre os seus 14 artigos.
Deixe o seu comentário