Diocese de Nova Friburgo recupera peça do século 18

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Diocese de Nova Friburgo recupera peça do século 18
Diocese de Nova Friburgo recupera peça do século 18

A Diocese de Nova Friburgo recuperou recentemente uma peça sacra datada da segunda metade do século 18, desaparecida há mais de 60 anos de seu acervo. Trata-se de um crucifixo de madeira no estilo rococó, entregue ao bispo diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, em cerimônia realizada na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Belo Horizonte, na última quinta-feira, 13. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o objeto religioso foi encontrado à venda pela internet por R$ 5 mil e apreendido em 2008 durante a operação Inri. 

A procedência da peça foi determinada após uma série de investigações e análises técnicas realizadas ao longo de cinco anos por instituições de justiça e do patrimônio histórico. A identificação da propriedade do crucifixo foi possível graças a uma fotografia cedida pela Mitra Diocesana, de um Congresso Eucarístico realizado em Nova Friburgo em 1945. O ano do desaparecimento da peça, contudo, não pôde ser precisado.

No ato da entrega, o coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Marcos Paulo de Souza Miranda, revelou detalhes das investigações. "Levantamos a hipótese de que, durante uma reforma da igreja, o crucifixo tenha sido confiado a uma pessoa e não tenha sido devolvido depois. Isso é muito comum”, afirmou


Dom Edney destaca importância histórica

Para o bispo, a devolução do crucifixo ao patrimônio diocesano representa um momento histórico e inusitado para a diocese. Além disso, a Igreja resgata, através da peça, um fato memorável ocorrido na diocese, que foi o Congresso Eucarístico de 1945, na Praça Getúlio Vargas, no centro de Nova Friburgo. 

"Poucas pessoas sabem desse fato, ou sequer lembram-se desse crucifixo. Trata-se do retorno de um bem que perdemos, ao que tudo indica, em 1950.”

A apresentação da peça para a comunidade diocesana será no dia 16 de março, na Santa Missa de Ação de Graças pelos nove anos de episcopado e quatro anos da posse do bispo na diocese. A celebração será a partir das 19h, na Catedral São João Batista. 

"A recuperação deste crucifixo mostra a eficiência das autoridades e o interesse das instituições em resgatar peças que integram o importante acervo de arte sacra do Brasil e, no que nos toca, da igreja particular de Nova Friburgo”, afirmou Dom Edney.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade