A Diocese de Nova Friburgo realiza nos dias 19 e 20 de setembro o IV Congresso Diocesano de Catequese. O evento acontece em Nova Friburgo, nas dependências Colégio Anchieta, tendo início no sábado às 8h, encerrando no domingo, às 16h, com Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso. Neste encontro será abordado o tema “Igreja, casa de Iniciação à Vida Cristã”. A organização aguarda aproximadamente 600 participantes vindos de todo o território diocesano.
Com o lema “Como o Pai me enviou, assim também vos envio” (Jo 20, 21), a atividade será um momento de formação sobre o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (Rica). No sábado o encontro acontece das 8h às 16h15 e no domingo das 7h30 às 16h. As palestras serão ministradas pelo Pe. Antônio Francisco Lelo e pelas Irmãs de Belém, com base no livro “Catequese com Estilo Catecumenal” de autoria do Pe. Lelo.
O encontro é organizado pelo Assessor Diocesano da Pastoral Catequética, Pe. Raphael dos Santos, em conjunto com as coordenações Diocesana e Vicariais da Catequese. Vale destacar que cada participante receberá no dia o livro para estudos já mencionado.
O Colégio Anchieta fica localizado na Rua General Osório, 181, Centro. Mais informações podem ser obtidas na sede do Vicariato Episcopal Sede pelo telefone 2522-5702.
Conhecendo os palestrantes
Pe. Lelo nasceu em Varginha, Minas Gerais. É presbítero, licenciado em Filosofia e Pedagogia e doutor pelo Instituto Superior de Liturgia na Faculdade de Teologia da Catalunha (Espanha). Sempre atuou na periferia de São Paulo e de Campinas (SP) na educação da fé e planejamento de programas sociais. Além disso, dedica-se à pesquisa e implantação da catequese com estilo catecumenal. É editor-assistente na área de liturgia e catequese na Paulinas Editora.
A Congregação de Nossa Senhora de Belém foi fundada por Madre Maria Helena Cavalcanti, em 22 de julho de 1958, no Rio de Janeiro, com o lema “Eis que vos anuncio uma alegria”, uma citação do Evangelho de Lucas. A Congregação foi criada com a finalidade de evangelizar crianças e jovens, especialmente nas escolas públicas, além de colaborar no trabalho missionário e catequético da Igreja. Atualmente, conta com 92 religiosas, espalhadas por dez casas, localizadas nos Estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.
Deixe o seu comentário