José Duarte
A Diocese de Nova Friburgo ganhou mais dois sacerdotes na noite de quarta-feira, 29. Com missa solene celebrada na Catedral São João Batista, que esteve tomada de fiéis, os padres Gleison Lima da Silva e José Ruy Corrêa Junior receberam a imposição das mãos do bispo da Diocese, d. Edney Gouvêa Mattoso. Na oportunidade foram comemorados também os 60 anos de ordenação sacerdotal do Papa Bento XVI; os 21 anos de sagração episcopal de d. Rafael Llano Cifuentes, bispo emérito da Diocese, e o aniversário natalício do monsenhor Pedro Maia Saraiva.
Foi a primeira ordenação presidida por d. Edney desde que chegou à Diocese, em 13 de março de 2010. Ele ressaltou os frutos colhidos por seus três antecessores — d. Clemente, d. Alano e d. Rafael —, através do trabalho vocacional diocesano, que nos últimos anos tem suscitado inúmeras vocações.
A liturgia da missa, especialmente elaborada para o momento, abordou Atos dos Apóstolos 12, 1 – 11; Salmo 33; Carta a Timóteo 4, 6 – 8.17 – 18 e São Mateus 16, 13 – 19, refletindo a colheita de bons frutos, como frisou o bispo em sua homilia. “A Diocese colhe hoje dois frutos bons para sua caminhada. Sacerdócio é serviço. Jesus dirige a palavra dos seus àqueles que ele mesmo chamou. A pergunta do Evangelho de hoje, dirigida aos apóstolos, é também dirigida a todos nós. O que Jesus representa para nós? Quem nós dizemos que é Jesus? O que ambos os neossacerdotes vão receber pela imposição das mãos nós aprendemos na teologia dos ministérios. Uma vez sacerdote, sacerdote para sempre. Com relação aos dois novos padres, Deus vê ambos como padres para sempre, e até que ponto somos capazes de responder a Jesus. Nossa luta é bem maior com os inimigos que moram dentro de nós. Que nós possamos responder cada dia a essas perguntas que Jesus nos faz”, finalizou o bispo.
O padre Gleison adotou como lema “Quodcumque dixerit vobis, facite” - extraído de João 2, 5, que traduzido para o português significa “Faça o que Ele vos disser”. Já padre José Ruy destacou “Posuit in nobis verbum recontitliationis” (II Coríntios 5, 19), que significa “pôs em nós a palavra da reconciliação”.
A ordenação sacerdotal é um dos sete sacramentos da Igreja Católica que confere o poder e a graça em exercer funções ministeriais eclesiásticas e a salvação das almas. Pela imposição das mãos e pelas palavras do bispo este sacramento faz dos homens batizados sacerdotes, atribuindo-lhes os poderes de perdoar os pecados e de converter o pão e o vinho no corpo e no sangue de Jesus Cristo, e de conferir, conforme o seu grau, os outros sacramentos. Os sacerdotes da ordem levítica eram consagrados ou separados por Deus para esse trabalho especial (Êxodo 28:1-4), significando que eram santos, não devendo ser considerados comuns. Deus até mesmo mandou que usassem vestes santas quando estivessem ocupados com as funções sacerdotais, e antes de servirem a Deus no santuário tinham de fazer purificação cerimonial, ofertas, unção e aspersão do sangue.
Deixe o seu comentário