A Diocese de Nova Friburgo celebra hoje, 8, o dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, sua padroeira. Para marcar a data, está programada santa missa solene, presidida pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, às 19h, na Catedral de São João Batista. A celebração promete reunir dezenas de fiéis. Já na igreja dedicada a Nossa Senhora Imaculada Conceição, no Jardim Ouro Preto, distrito de Conselheiro Paulino, haverá programação durante todo o dia a partir das 6h com alvorada de fogos, ofício de Nossa Senhora e café comunitário. Às 19h, o pároco da Paróquia Imaculada Conceição, padre Waldir Custódio, celebra missa solene em louvor à padroeira seguida de procissão pelas ruas adjacentes à igreja que fica localizada na Avenida Governador Roberto Silveira.
Este ano, além da festividade da padroeira, a Igreja Católica também celebra o início do Ano Santo da Misericórdia, promulgado pelo papa Francisco na última Quaresma. O lema do Jubileu será “Misericordiosos como o Pai”, começando hoje, 8, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e a conclusão em 20 de novembro de 2016. Ao longo deste período, diversos jubileus serão celebrados nas Dioceses de todo o mundo.
A origem do Dia da Imaculada Conceição
A Festa da Imaculada Conceição foi instituída pelo Beato Pio IX e teve a proclamação do dogma no dia oito de dezembro de 1854. A comemoração é datada do século VIII e começou a ser celebrada no Oriente, sendo levada, um século depois, para o Ocidente.
A Diocese de Nova Friburgo recebeu, por Breve Pontifício (documento circular assinado pelo papa) datado de 3 de junho de 1961, como padroeira principal, a Bem-Aventurada Virgem Maria sob o título de “Imaculada Conceição”. Seu padroeiro secundário é São João Batista. No dia 27 de maio de 1962 foi feita a Consagração Diocesana.
Deixe o seu comentário