Dilma cai na pesquisa e cresce a possibilidade de haver segundo turno na corrida presidencial

quarta-feira, 29 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Na reta de chegada da campanha eleitoral, a candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, já não tem mais garantida a vitória em primeiro turno. É o que diz a nova pesquisa Datafolha, que aferiu que a candidata de Lula perdeu votos ou oscilou negativamente em todos os estratos da população (sexo, região, renda, escolaridade e idade). A queda da petista, segundo o instituto, ocorre desde quando o escândalo envolvendo tráfico de influência na Casa Civil levou ao pedido de demissão de sua ex-principal assessora, Erenice Guerra.

Segundo o Datafolha, nos últimos dias Dilma perdeu três pontos percentuais entre os votos válidos que decidirão o pleito. Ela recuou de 54% para 51% – e precisa de 50% mais um voto para ser eleita. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Dilma pode ter 49% dos votos válidos. Ou 53%, o que a levaria à sucessão presidencial sem passar por um segundo turno eleitoral.

Ainda considerando os votos válidos, o candidato tucano, José Serra, apenas oscilou positivamente, de 31% para 32%, dentro da margem de erro. A verde Marina Silva também apresentou oscilação positiva dentro da margem de erro e cresceu para 16%, ante os 14% que tinha na pesquisa anterior.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Serra, a vantagem da petista também caiu. No levantamento anterior, Dilma tinha 55% das intenções de voto. Agora tem 52%. Serra, que antes tinha 38%, agora tem 39%.

Foram realizadas 3.180 entrevistas em 202 municípios na segunda-feira, 27. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número 32913/2010.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade