Quem vai pegar a estrada para curtir a Páscoa fora de casa deve observar alguns cuidados a fim de garantir a segurança e evitar os acidentes que costumam ocorrer com frequência nos feriados prolongados. Segundo as estatísticas, a imprudência e a falta de atenção dos motoristas são as principais causas de acidentes nas estradas, principalmente em épocas de movimento intenso. Por isso, antes de viajar, é importante estar atento a algumas recomendações dos especialistas como estar em dia com a manutenção do carro e dirigir com prudência e atenção.
O primeiro passo para uma viagem segura é fazer uma checagem no veículo, a fim de verificar o estado de pneus e estepe, setas, lanternas, faróis, luzes de ré e de freio. Também é recomendável avaliar as condições dos equipamentos de segurança: extintor de incêndio, triângulo, macaco, chave de roda e cinto de segurança. Outro detalhe é não descuidar de amortecedores, pastilhas de freio, nível do fluido de freio, velas, embreagem, filtro de ar, filtro de óleo, óleo do motor, nível de água no radiador e no depósito do limpador de pára-brisa.
Motoristas devem evitar dirigir com sono e usar medicamentos que afetem os sentidos
A atenção ao dirigir é outro procedimento indispensável para se precaver das colisões, capotamentos e outros tipos de desastres automobilísticos. Quem dirige cansado ou com sono coloca em risco a própria vida e a de todo mundo que estiver por perto. Isso porque o motorista sonolento demora a reagir. Por isso as colisões ocorrem em alta velocidade, aumentando os riscos para os envolvidos. Daí a importância de dormir bem antes de viajar, evitar dirigir à noite e descansar pelo menos 15 minutos a cada duas horas de direção, conforme aconselham especialistas no assunto. Outras recomendações fundamentais são: preferir alimentos leves, não tomar remédios que afetam os sentidos como antialérgicos e descongestionantes, não ingerir estimulantes e evitar viajar sozinho.
Vale destacar que a melhor forma de evitar acidentes é a prevenção. Isso inclui o hábito da direção defensiva, onde o motorista precisa estar atento não apenas às suas manobras como deve ficar de olho nas atitudes de outros motoristas e motociclistas além de ciclistas e pedestres.
Deixe o seu comentário