Dicas para compras seguras para as festas de fim de ano e férias

Inmetro reuniu informações para os produtos mais procurados nesta época do ano
quinta-feira, 26 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Movimento de comércio em Friburgo (Arquivo AVS)
Movimento de comércio em Friburgo (Arquivo AVS)

É época de aquecimento das vendas do comércio. Além dos presentes, tem as compras de ingredientes para a ceia especial, correrias de consumidores atrasados, que deixam tudo para a última hora, e o deslumbramento com as decorações impecáveis com muitas luzes e cores. Se você está nesse pique, e com a confusão típica do mês, é bom se prevenir com algumas dicas importantes que o Inmetro preparou para ajudar em uma compra mais segura e evitar futuras complicações.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma autarquia federal, cuja missão institucional é fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade e da segurança de produtos e serviços.

Cadeirinhas infantis:  Com a proximidade das festas e das férias, quando o fluxo de automóveis nas rodovias se intensifica, os pais precisam redobrar a atenção no deslocamento seguro das crianças. Até sete anos de idade elas devem ser transportadas em dispositivos de retenção infantil, as populares cadeirinhas. Todos os modelos devem constar o selo de identificação da conformidade para serem comercializados.Antes de adquirir o acessório, os pais devem levar em consideração o peso e a altura da criança e observar atentamente o manual de instrução, para a instalação correta.

 Brinquedos: Produtos comercializados no Brasil, nacionais ou importados, para crianças de até 14 anos, devem conter o selo de identificação da conformidade do Inmetro, principal evidência de que o produto é legal e está em conformidade com os requisitos técnicos estabelecidos no Regulamento Mercosul. Desde 1992, a certificação de brinquedos é compulsória no Brasil, onde os produtos são avaliados em diversos itens de segurança.

 “Compre o brinquedo em pontos de venda legalmente estabelecidos, jamais em mercado paralelo. Exija nota fiscal. É importante observar na embalagem a faixa etária a que o produto se destina, assim como informações sobre o conteúdo, instruções de uso, de montagem e eventuais riscos associados à criança”, esclarece o diretor de Avaliação da Conformidade, Alfredo Lobo. 

Eletroeletrônicos: Desde 1º de janeiro de 2013, fabricantes e importadores de eletrodomésticos só podem comercializar produtos que estejam certificados pelo Inmetro, com requisitos compulsórios de segurança elétrica. Mais de 144 tipos de eletrodomésticos, dentre eles alguns campeões de venda como ferros de passar roupa, secadores e pranchas de cabelo, torradeiras, sanduicheiras, nacionais e importados, encabeçam a lista e devem ter obrigatoriamente o selo de identificação da conformidade do Inmetro no produto ou embalagem.

 “O consumidor também deve levar em conta a Etiqueta de Eficiência Energética do Inmetro, que classifica, com faixas coloridas de ‘A’, que significa ser mais eficiente, até ‘E’ que é menos eficiente, produtos da linha branca, como geladeiras, fogões, fornos e ar-condicionado, entre outros. Ao longo da vida útil, o produto eficiente proporcionará uma grande economia em energia, às vezes até o valor equivalente a um produto novo”, complementa Lobo. 

Pisca-pisca: As luminárias natalinas são regulamentadas pelo Inmetro, mas, como não são certificadas, não há o selo do Inmetro. Mesmo asism, elas devem atender aos requisitos obrigatórios informados em português, como a tensão, corrente, potência máxima do conjunto, e o nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador. Os produtos não podem apresentar material ferroso no condutor e os plugues e tomadas devem atender ao padrão brasileiro. Alfredo Lobo ressalta ainda mais algumas dicas importantes:

 “Não improvise na instalação, conecte em tomada segura. Evite o uso de fios desencapados. Muitos jogos de lâmpadas em um único adaptador oferece risco. E não instale as lâmpadas natalinas em árvores enfeitadas com papel metálico”, disse. 

Pescados: Ao comprar peixe congelado pré-embalado, o consumidor precisa ter atenção para o peso líquido do pescado que deve estar indicado, de forma clara, na rotulagem do produto e não deve considerar o peso da embalagem nem a camada de gelo que serve de proteção para o produto.

Aves e suínos congelados: Eles devem estar dispostos nas gôndolas de supermercados devidamente etiquetados, informando o peso líquido, ou seja, a quantidade de fato contida, descontando o peso da embalagem. 

Produtos pré-embalados: Alguns produtos típicos do período, como frutas desidratadas e oleaginosas em geral, são etiquetados pelo próprio estabelecimento. Esta indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem. Os panetones, espumantes, vinhos e chocolates devem declarar, de forma clara e visível, a quantidade que está sendo comercializada. Alguns itens como ervilhas em lata, palmito em conserva ou doces em calda são imersos em líquidos. Nesses casos, as embalagens devem indicar o peso drenado, em que consiste apenas a quantidade do produto principal e o peso líquido, que informa a quantidade do produto principal mais o líquido.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade