Dicas para arrumar bem a mala

sexta-feira, 04 de julho de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Dicas para arrumar bem a mala
Dicas para arrumar bem a mala

Tem gente que ao viajar acha que tem que levar a casa junto. Outros colocam roupas, calçados e demais pertences sem a mínima ordem. Tem também quem queira enfiar o "Amazonas no Estado do Rio”, ou seja, muita coisa para pouca mala. Confira algumas dicas para não se desesperar com a sua bagagem, antes ou durante a viagem.

 

- Em primeiro lugar, é preciso pensar qual o destino da viagem: praia? Serra? Local com neve? Ecoturismo? Qual estação do ano estará lá? Qual a duração da viagem? Qual o tipo de viagem: negócios, lazer? 


2 - Para escolher a mala ideal, é preciso lembrar de que tudo depende, como foi dito no primeiro item, de qual tipo e para onde é a viagem. Se o transporte for avião, lembre-se que as companhias estão a cada dia controlando mais o peso das bagagens, e aumentando o valor a pagar pelo excesso. Portanto, malas leves são as ideais, mas é preciso não esquecer também que o cuidado com as mesmas geralmente não é muito grande, por parte dos responsáveis por colocá-las e tirá-las das aeronaves. Há também o fator duração: para as viagens mais longas, opte por malas tradicionais, já que as roupas ficam mais bem acondicionadas e amassam menos. Sacolas e mochilas geralmente são mais práticas para viagens mais curtas. Nas lojas que comercializam malas, normalmente há funcionários preparados para indicar as bagagens mais adequadas. 


3 - Faça uma lista de tudo o que você quer e deve levar. Separe os itens listados e coloque-os, organizadamente, sobre a cama, o que te dará uma visão geral do que terá que ir para a mala. Faça uma montagem com as roupas escolhidas, para ver se combinam entre si, evitando o excesso de peças. Roupas neutras ajudam nessa combinação. Portanto, dê preferência a elas. Seja objetivo. 


4 - Comece a arrumação da mala colocando os sapatos (embalados em um saquinho para não sujarem as roupas) no fundo. As meias podem ir dentro deles. Os jeans podem vir por cima ou por baixo dos calçados. Algumas pessoas preferem colocar as calças jeans no fundo da mala, deixando as pernas para fora. Depois que tudo estiver organizado dentro da mala, as pernas da calça "abraçarão” e cobrirão todo o conteúdo da mala. A regra é: o que for mais pesado vai por baixo, incluindo casacos e toalhas.


5 - Faça rolinhos com as camisetas e roupas de malha. Guarde-as usando o espaço da melhor forma possível.


- As peças que amassam muito têm que ir por último na mala. Tente dobrá-las de modo que fiquem o mais esticadas possíveis, de preferência, no sentido do comprimento. 


- Faça o espaço render. A arrumação não deve ficar irregular, então guarde as roupas de modo que elas cubram toda a superfície da mala, sem deixar um lado mais alto que o outro. Aproveite todos os espaços que estiverem vazios, colocando cintos, biquínis, sungas, lingeries e outras peças (roupas íntimas em saquinhos, óbvio) que possam ser enroladas. Para diminuir o volume, principalmente das roupas mais pesadas, como casacos, paletós e roupas de cama, existe no mercado sacos de polietileno em que a pessoa coloca as peças, lacra-os e retira o ar de dentro deles, fazendo com que o volume diminua em até três vezes. Além do mais, eles protegem a roupa contra umidade, mofo, traça e poeira. 


- Numa nécessaire, os produtos de higiene pessoal e beleza. Mas não é preciso levar o xampu e condicionador nos frascos originais. É fácil encontrar no comércio potinhos plásticos menores, específicos para esse fim. Não se esqueça de colocá-los em sacos plásticos – cremes hidratantes também – para não correr risco de vazamento. 


9 - Coloque um saco plástico vazio dentro da mala para que sejam armazenadas as roupas sujas durante a viagem. Na volta, essa sacola pode ir para o fundo. 


10 - Uma bagagem de mão sempre é útil, principalmente em viagens de avião. Mas é preciso não esquecer de que as companhias aéreas não aceitam malas de qualquer tamanho para esse fim. Certifique-se antes de arrumá-la. Dentro dela, coloque uma muda de roupa, que será muito importante em caso de extravio de bagagem ou atraso no voo. Coloque também escova de dente, pente, cópias dos documentos, anotações como contatos, etc. 


11 - Identifique sua bagagem e, de preferência, personalize-a, deixando-a diferente das demais. Assim, ela será facilmente reconhecida na esteira de entrega de malas dos aeroportos. 


12 - Manter a mala organizada do início ao fim da viagem é uma dica bem interessante também. Se você ficar por alguns dias num mesmo hotel, vale desfazer a mala, colocando as roupas nas gavetas. Alguns hotéis têm cofres à disposição dos hóspedes. Veja se os estabelecimentos cobram alguma taxa pelo serviço (em muitos é gratuito). Não deixe de usá-los. Não deixe as malas sozinhas no quarto sem trancá-las. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade