A cerca de quatro horas de voo do Rio de Janeiro, Santiago do Chile é um destino que vale a pena visitar. Sua beleza deve-se muito à localização e natureza privilegiada que possui, primeiro por estar próxima às cidades litorâneas Viña del Mar e Valparaíso — apenas 120 km de distância —, e segundo, por ter a magnífica Cordilheira dos Andes! Não bastasse isso, Santiago ainda se destaca pela preservação de sua história e cultura. Assim que o turista chega à cidade percebe o amor e orgulho do povo chileno em relação ao seu país, cultivando costumes, tradições e preservando espaços. As ruas, parques e praças, juntamente com as estações de esqui e vinícolas próximas a Santiago a transformaram em um destino inesquecível.
A cidade possui inúmeras atrações que contam um pouco sobre a sua história e evolução ao longo do tempo. Um destes lugares é a Plaza de las Armas, no centro, onde anos atrás aconteciam as touradas. Hoje, o local guarda importantes construções históricas do município como a Catedral, o Correio Central, a Prefeitura de Santiago, além de uma feira de artesanato. Outro local de importância é o Palacio de la Moneda, a sede do governo chileno. Sua fachada principal está na calle Moneda, com vista para a Plaza de la Constituición. No interior do palácio está o Pátio de los Naranjos, onde acontecem as cerimônias presidenciais e há uma pequena exposição de esculturas.
Ainda na região central do município, outro local interessante é o Mercado Central, bastante frequentado pelos moradores da região. Este é um ótimo local para quem quer ter mais contato com a população e entrar no seu ritmo de vida.
A igreja mais antiga de Santiago é a de São Francisco, que abriga a imagem da Virgem Maria trazida por Pedro Valdivia, o fundador da cidade, e ainda conta com uma coleção de pinturas e painéis sobre a vida de São Francisco e dos franciscanos. Vale a pena visitar também o Club Hípico, um dos hipódromos mais bonitos da América Latina, e a antiga Escola Militar.
Além dos atrativos históricos e culturais, a capital abriga parques e praças com belas áreas naturais e muitas opções de lazer. Um dos mais significativos para a região é o Cerro Santa Lucía — bem arborizado, com monumentos de figuras importantes na história —, famoso pelo gigantesco morro de 70 metros de altura, que oferece uma das melhores vistas de Santiago.
O Parque Metropolitano, o maior da capital, abriga o Cerro San Cristóbal, de 300 metros de altura, onde está a imensa estátua da Virgem Maria, Casa de la Cultura, Zoológico Municipal, Jardim Botânico, Observatório Astronômico da Universidade Católica e o Balmaceda, é ideal para uma caminhada ou um tranquilo passeio.
E no alto da espetacular Cordilheira dos Andes, a apenas 60 km de Santiago, encontra-se uma das maiores superfícies esquiáveis do Hemisfério Sul, o Valle Nevado. Por estar no mesmo meridiano dos Alpes, porém ao sul, a sua neve é de uma qualidade excepcional. Ideal para amantes do esporte, o Valle oferece além da prática do esqui, atividades variadas tais como: passeios em trenó puxado por cães, asa delta, parapente, e para os mais ousados, o heli-ski (transporte de helicóptero para montanhas de mais difícil acesso).
Valle está entre os mais modernos e aconchegantes centros de ski da América do Sul. Planejado em seus mínimos detalhes para proporcionar sempre o melhor, o Valle Nevado conta com um moderno sistema de fabricação de neve. Desde o início de junho, as máquinas começam a operar, habilitando 5 meios de elevação e 6 pistas, o que significa diversão garantida independentemente das condições climáticas.
Mas não é só no inverno que Valle Nevado é interessante. Fora da temporada de neve, a estação é procurada por amantes de treeking, cavalgadas, mountain bike, entre outras atividades. Sem contar que durante todo o ano a paisagem é belíssima. Vale a pena conferir!
Deixe o seu comentário