Dias de luta é o registro de um período único da música brasileira. Na década de 1980, entraram em perfeita sincronia uma geração de artistas talentosos e uma indústria fonográfica ávida por novidades. Essa combinação, somada a um momento histórico propício a rupturas e recomeços, transformou o rock brasileiro em um fenômeno de massa inédito no país. Os jovens roqueiros tornaram-se popstars. A música cosmopolita tomou conta das rádios e das TVs. O rock virou um grande negócio.
A história do rock brasileiro dos anos 80, da ascensão à queda, é reconstituída com precisão pelo jornalista Ricardo Alexandre. Resultado de seis anos de um impecável trabalho de pesquisa e reportagem, Dias de luta foi publicado originalmente em 2002 e logo se tornou uma referência indispensável para quem pretende conhecer aquela década extraordinária e seus incríveis personagens. O livro passou vários anos fora de catálogo — e, portanto, fora do alcance de muitos leitores. É o que procuramos corrigir com esta nova edição, totalmente revista, corrigida e atualizada.
O livro apresenta novo e surpreendente projeto gráfico (baseado nos videogames de 8-bits tão populares na época) e um apêndice redigido em 2013, com as 50 músicas mais importantes do período. "Para o leitor baixar e ouvir no iPod, que era uma possibilidade que obviamente não existia em 2002”, conforme declaração do autor.
(Fonte: Arquipélago Editorial)
![](/uploads/_2014/DEZEMBRO/light 06-12-2014/20 histc3b3rias-secretas-do-rock_capa_divulgac3a7c3a3o.jpg)
O livro mostra que o rock brasileiro dava seus frutos antes da geração de bandas dos anos 80, que popularizaram o estilo e deram maior visibilidade ao rock produzido no Brasil. São histórias sobre os primórdios do estilo com bandas como A Bolha, Módulo 1000, Equipe Mercado e Analfabitles, entre outras.
O autor resgata nomes pouco lembrados nos dias atuais e remonta o caminho árduo dessas bandas que criaram o underground do rock nacional durante os anos 60 e 70. Rodrigues reuniu os artistas em grupos definido por estilos e em ordem cronológica, para facilitar a leitura, e traça um perfil detalhado das bandas desde suas formações.
Claro que não faltam as memorabílias: fotografias raras, reproduções de cartazes de shows e capas de discos. Histórias Secretas do Rock Brasileiro traz posfácio escrito pelo cantor e compositor Léo Jaime. "É bom que agora tenhamos a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a vida dos nossos heróis e pioneiros do Rock Brasil”, comenta o músico.
Além de Histórias Secretas do Rock Brasileiro, Nelio Rodrigues é autor de outros livros sobre música: Os Rolling Stones no Brasil (2000), Sexo, Drogas e Rolling Stones (2006), em parceria com o jornalista José Emílio Rondeau, e Histórias Perdidas do Rock Brasileiro, Vol. 1 (2009).
(Fonte: Eduardo Guimarães, Redação TDM)
Deixe o seu comentário