Dias repletos de atrações em comemoração ao bicentenário

Eventos gratuitos acontecem em diversos pontos da cidade, sendo atualizados semanalmente
quarta-feira, 09 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
O  grupo de ginástica Silvana Gym se apresentará domingo, no Country, com a Banda Sinfônica Campesina Friburguense
O grupo de ginástica Silvana Gym se apresentará domingo, no Country, com a Banda Sinfônica Campesina Friburguense

Os festejos pelo bicentenário de Nova Friburgo estão a todo vapor. São eventos para os mais variados gostos e idades acontecendo em diversos pontos da cidade. E o melhor, todos têm entrada franca.

Nesta quarta-feira, 9, às 15h, por exemplo, o governo Suíço e a Associação Nova Friburgo Fribourg promovem um amistoso entre descendentes de suíços e friburguenses. A partida de futebol, que acontece no Estádio Eduardo Guinle, no Friburguense, ainda vai contar com a participação dos ex-jogadores Afonsinho e Nei Conceição, além do Cônsul-Adjunto da Suíça, Christophe Vauthey. O estádio fica na Rua Jardel Hottz, 234, Parque São Clemente.

A Usina Cultural Energisa também sedia programação especial do bicentenário. Desde a última segunda-feira, 7, acontece a Semana de Filmes da Suíça. Nesta quarta-feira, 9 de maio, as exibições começam às 17h, com o documentário “Tinguely”, escrito e dirigido por Thomas Thümena. Logo após, às 19h, tem o documentário “Jo Siffert”, escrito por Men Lareida e Reto Baumann. Na quinta-feira, 10, será a vez do filme “L’Héritier, às 19h30. No último dia de evento, sexta-feira, 11, às 17h haverá a masterclass de Jean-Théo Aeby, com tema “Cinema artesanal e expressão: Como produzir”. Já às 18h30, haverá encerramento com “Sentier des vaches”. A Usina Cultural Energisa, fica na Praça Getúlio Vargas, 55, Centro.

Em outro ponto da cidade, na quinta-feira, 10, o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura sedia um concerto especial em homenagem aos 200 anos da cidade. Organizada pela Secretaria municipal de Cultura, a apresentação ficará por conta da Orquestra Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. O evento está marcado para começar às 19h. O teatro fica localizado na Praça do Suspiro. Ainda nesta quinta-feira, 10, a cidade receberá a visita do presidente do Conselho Nacional Suíço, Dominique de Buman, e representantes políticos do país. A visita, organizada pelo governo Suíço e a Associação Nova Friburgo Fribourg, deve se estender até o dia 17 de maio.

Na sexta-feira, 11, até a quarta-feira, 16, dia que marca o bicentenário, a Estação Livre, antiga rodoviária urbana, sedia mais uma edição Feira de Artesanato de Nova Friburgo. Organizado pela secretaria de Turismo, o evento - que acontece das 10h às 15h, no domingo, e das 13h às 18h nos demais dias - reunirá os mais diversos trabalhos desenvolvidos por artesãos locais.

No domingo, 13, a programação começa cedo. Às 10h30, haverá culto comemorativo na Igreja Luterana, com apresentação de música sacra. O templo fica localizado na Avenida Galdino do Valle Filho, 1, Centro. Mais tarde, às 16h, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) inaugura o Monumento dos 200 anos de Nova Friburgo. Idealizado pelo artista plástico friburguense Mário Moreira, o monumento comemorativo é uma obra contemporânea inspirada nas montanhas da cidade e ficará a exposição para os friburguenses e turistas na Praça Dermeval Barbosa Moreira, também no centro da cidade.

Ainda no domingo, o Nova Friburgo Country Clube realiza uma recepção especial para a caravana suíça que chega à cidade. O evento, realizado pelo Governo Suíço e a Associação Nova Friburgo Fribourg, começará às 19h30 e contará com apresentação do grupo de ginástica Silvana Gym e da Banda Sinfônica Campesina Friburguense. Como para outros eventos, a entrada é franca, mas o público pode levar uma lata de leite em pó para ajudar na doação de mantimentos à instituições de caridade. O Nova Friburgo Country Clube fica na Avenida Conselheiro Július Arp, 140, Centro.

Às vésperas do bicentenário, na segunda-feira, 14, a Fanfarra St. Michel e a Banda do Colégio Nossa Senhora das Mercês se apresentam às 21h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura. Já na terça-feira, 15, às 21h, também no teatro municipal, haverá a estreia do filme “Quando os Suíços emigravam - Nova Friburgo 200 anos”, do jornalista suíço Jean-Jacques Fontaine. Logo após a exibição, Jean-Jacques, os historiadores Henrique Bon e Martin Nicoulin, e o diretor Bebeto Abrantes participarão de um debate.

Vale lembrar que, para todas as atrações, os menores devem estar acompanhados dos responsáveis.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade