“Diálogos com Monet”: a nova atração dos 40 anos da Aliança Francesa

No mês de aniversário da entidade, a artista Madalena Bento de Mello apresenta obra que explora a luz e a sua afinidade com a pintura
sexta-feira, 14 de setembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
“Diálogos com Monet”: a nova atração dos 40 anos da Aliança Francesa

 

Em comemoração aos seus 40 anos de atividades, a Aliança Francesa de Nova Friburgo inaugura hoje, 14, às 19h30, a exposição “Diálogos com Monet”, da artista plástica friburguense Madalena Bento de Mello. A mostra integra a programação de aniversário da Aliança Francesa e poderá ser conferida pelo público até 14 de novembro, na sede da AFNF, na Rua Carlos Alberto Braune, 11, no bairro Braunes.

Madalena, que é uma das primeiras alunas da Aliança e filha do saudoso Ariosto Bento de Mello, grande benfeitor da entidade, apresenta em seus trabalhos a afinidade com a obra de Claude Monet, em uma exploração da luz mais do que da forma. Sobre o trabalho a autoditada friburguense destaca o quanto pintar representa uma profunda rendição da mente à orientação da alma: “A dedicação ao florescimento de minha alma, bem como meu amor à natureza, muito especialmente, às flores, são minha grande fonte de inspiração”.

Madalena (foto) utiliza em suas pinturas espessas camadas de tinta a fim de alcançar maior profundidade e vivacidade, utilizando tinta acrílica e espátula. E nesse diálogo com o famoso pintor, a artista exalta as flores, as cores e o movimento, em um belíssimo encontro: “Ah, irmãozinho Claude! São sempre tão lindos nossos encontros, nossos diálogos, nossos fortes abraços! Você está ali ao meu lado e eu mergulho em nosso universo de cores, brilhos, texturas, movimentos… Sou as flores se abrindo, as folhas dançando, as águas banhando, as asas voando, o sol aquecendo, o perfume das pétalas... As cores transbordam, inundam meu ser, minha vida, outros corações, outros voos...”,

Madalena ainda complementa essa sintonia: “Nós vemos o mundo de outra forma, somos pintores das águas, da luz e das cores, como você gosta de afirmar. Monet, sim, estamos aqui para algo verdadeiro: pintar o que viemos pintar, por isso queremos estar lá fora, na luz e sermos nosso próprio mestre! E nesses momentos, já não mais existimos eu e você, apenas Deus”.

As celebrações do aniversário da Aliança Francesa continuam neste sábado, 15 com a Noite Cultural que terá apresentações dos corais Allons Chanter e o Allons Chanter infanto juvenil, às 19h, no Teatro Municipal Laercio Ventura, com participação do coral Cantomusarte e da cantora francesa Vanessa Lou. A programação festiva da AFNF vai até o próximo dia 23  incluindo exibição de filmes franceses, conferência sobre a presença francesa no município e uma noite comemorativa, dia 22, 19h, no Nova Friburgo Country Clube.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Arte | exposição
Publicidade