Dia Nacional do Samba é comemorado neste dia 2

quinta-feira, 02 de dezembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Gente animada, povo feliz, mulheres lindas, churrasquinho e samba, muito samba neste dia 2 de dezembro. A data é especial para quem adora o ritmo e as combinações que ele proporciona, afinal, comemora-se o Dia Nacional do Samba, criado pelo vereador baiano Luiz Monteiro da Costa, para homenagear o saudoso Ary Barroso. Ary compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que exalta a Bahia, e ganhou reconhecimento dos baianos sem nunca, antes disso, ter visitado nenhuma cidade baiana. Na primeira vez em que ele pisou na Bahia, o vereador fez questão de aprovar uma lei que declarava que aquele seria o Dia Nacional do Samba.

Um dos principais patrimônios brasileiros, o samba é destaque principalmente no Estado do Rio. A cidade do Rio de Janeiro é cenário frequente de sambistas, que adoram uma “roda de samba” no meio da tarde, curtindo uma cerveja gelada. À noite, os Arcos da Lapa é o ponto de encontro dos boêmios da Cidade Maravilhosa, não só para quem gosta de samba, pois a Lapa é a casa de quem ama se divertir, seja sambando ou curtindo qualquer outro gênero nas casas antigas transformadas em charmosos barzinhos ao longo do bairro.

O samba é o ritmo mais popular do Brasil e reconhecido no exterior como parte integrante da cultura brasileira, assim como o futebol e o carnaval. Entre suas características originais está uma forma em que a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima. Derivadas do samba, outras formas musicais ganharam denominações próprias, como o samba-enredo, o samba-canção, o samba de gafieira, o partido alto, o pagode, entre outros.

Hoje é dia de reverenciar grandes nomes do samba, como Cartola, Noel Rosa, Zé Kéti, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, o bibarrense Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, entre milhares de outros sambistas, que tornaram o ritmo conhecido, contribuíram imensamente para a história da música brasileira e a cultura do país. E não há maneira melhor para comemorar a data do que, claro, sambando!

Projeto “Samba no Trem”

é atração deste sábado

O Circuito Cultural Sesi/Firjan e a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo prepararam um evento especial pelo Dia Nacional do Samba, comemorado nesta quinta-feira, 2. Dois trens turísticos percorrerão a cidade neste sábado, 4, ao som de sambas que marcaram época. Toda a comunidade está convidada a participar do passeio, que acontece a partir das 16h. A concentração tem início às 13h, na Praça do Suspiro, de onde partirão os dois trens.

A animação do passeio ficará a cargo do Blocão do Rastafare, o maior bloco da Região Serrana, que em 2011 estará completando 15 anos de fundação. Ritmistas, intérpretes e musas vão encher o trem de muito suingue e alegria. Já o outro trem terá a participação do pagode do Rastafare, cantando sucessos do samba, ao som de pandeiro, tantam, banjo e cavaco.

Vale destacar que o passeio é gratuito e aberto a quem quiser participar, mas as vagas são limitadas. Basta chegar com antecedência à concentração para garantir o seu lugar nos vagões. Trata-se de um evento imperdível, já que os trens irão contagiar as ruas de Nova Friburgo com muita alegria e samba. 18 ANOS

Tio Samba

é atração para comemorar

Dia Nacional do Samba

Para comemorar o Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, o friburguense só terá que esperar dois dias. No dia 4, às 20 horas, no Teatro Municipal, apresenta-se o Tio samba, uma orquestra típica do gênero musical. O show faz parte do Circuito Cultural Sesi, realizado pelo Sistema Firjan e Sesi/RJ em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo.

No repertório, o público pode esperar o que há de melhor: composições de autores como Noel Rosa, Geraldo Pereira, Ary Barroso, Cartola, Tom Jobim, Chico Buarque, Ismael Silva entre outros. Os ingressos já podem ser adquiridos no próprio Sesi (Vila Amélia), na Globo Discos (Olaria); SCA Móveis, Louback Ambience e Loja Select do Posto Gran Center (centro); ou uma hora antes do evento no Teatro Municipal. Os ingressos custam R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) e o show não é recomendado para menores de 12 anos.

Tio Samba

Tio samba foi formado em 1998, em Niterói. Sua formação hoje conta com Carlos Mauro (voz e gaita), Simone Lial (voz), Marcio Arese (sax tenor), Fabiano Segalote (trombone e bombardino), Davi Nasa (tuba), Whatson Cardozo (clarineta e sax alto), Gilson “Índio” Santos (trompete e cornet), Bernardo Dantas (violão sete cordas), Thiago Cunha (cavaquinho), Felipe Tauil, Alfredo “Fred” Alves e Marconi Bruno (percussão).

Os músicos que formam o Tio samba dão uma roupagem nova às músicas com arranjos que unem os característicos instrumentos de cordas e percussão dos grupos regionais de samba e choro aos sopros geralmente utilizados nas bandas de música, produzindo uma sonoridade diferenciada, vibrante e sofisticada.

Tio samba já tocou com famosos compositores e intérpretes do samba como Wilson Moreira, Walter Alfaiate, Delcio Carvalho, Tia Surica, Paulo Marquez, além de Nana Caymmi, Germano Mathias e Luciana Alves. Na qualidade de orquestra típica de samba, eles se apresentaram na Sala Sidney Miller, da Funarte; no Centro Cultural da Light; Teatro Rival; Teatro Municipal de Niterói; Choperia do Sesc-Pompéia; Centro de Convenções do Anhembi; Rio Scenarium e no Centro Cultural Carioca.

O primeiro CD do grupo, Quero ver, aconteceu em 2003, com composições próprias e obras de nomes consagrados. Este ano foi lançado o CD É batata!, dedicado a uma releitura do repertório da “Pequena Notável”, Carmem Miranda. O título do CD vem a calhar com o significado do termo é batata, usado desde os tempos antigos para definir algo certeiro, infalível, em que se pode apostar. Então, diriam os populares do mundo do samba: “é batata que o Tio Samba irá para as cabeças com esse novo CD”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade